Em Brasília, servidores representam Palmas em Especialização em Desenvolvimento Local

A especialização tem como objetivo contribuir para a ampliação das capacidades dos municípios brasileiros em promover estratégias de desenvolvimento local.

As aulas acontecem na sede da Enap, na Capital Federal
Descrição: As aulas acontecem na sede da Enap, na Capital Federal Crédito: Arquivo Pessoal

Os três servidores municipais que foram aprovados na seleção em nível nacional para formação da primeira turma da especialização lato sensu em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ofertada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), estão em Brasília, representando o município de Palmas. Duas servidoras selecionadas são da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA): Loane Ariela Cavalvante e Roseanne Veloso de Camargo; já James Possapp, integra a equipe da Agência Municipal de Turismo (Agtur).

 

Este primeiro módulo, que teve início no mês de novembro, será finalizado na próxima sexta-feira, 14. As aulas acontecem na sede da Enap, na Capital Federal, e tem apoio de diversos parceiros institucionais.

 

A especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo contribuir para a ampliação das capacidades dos municípios brasileiros em promover estratégias de desenvolvimento local, a partir do aperfeiçoamento da gestão pública e do aprimoramento da elaboração de políticas públicas que dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, estabelecidos no âmbito da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Trata-se de um curso com 408 horas/aulas, composto por três módulos, que ao final os participantes terão 120 dias para preparar uma proposta de intervenção nos seus municípios, à luz de tudo de todo conteúdo apresentado durante o curso.

 

Referência

 

Palmas é destaque na região Norte como cidade que mais promove políticas públicas eficientes e integradas em prol do desenvolvimento sustentável, sendo reconhecida pelo prêmio Connected Smart Cities – Cidade do futuro no Brasil. A Capital foi escolhida para participar da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) tendo como resultado a execução de três profundos estudos sobre a cidade compilados no Plano de Ação Palmas Sustentável.

 

Um dos exemplos de projetos estudados é o programa Palmas Solar, uma legislação pioneira de incentivo à incorporação de conceitos de energias renováveis no Município que garante incentivos para investimento privado no modelo de geração de energia sustentável, entre outros.

 

Servidores

 

Duas servidoras selecionadas, Loane Ariela Cavalvante e Roseanne Veloso de Camargo, atuam na Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMAP), na Divisão de Unidades de Conservação e na Gerência de Projetos Ambientais, respectivamente. Já James Possapp, que também integra os servidores aprovados para o curso, trabalha na Agência Municipal de Turismo (Agtur), na Diretoria de Estruturação Turística. “Estamos tendo a oportunidade de conhecer a realidade de municípios de todo o país, tendo acesso a conteúdos riquíssimos”, enfatizou Possapp, acrescentando que Palmas tem iniciativas efetivas em andamento. “Precisamos reunir esses projetos e alinhar políticas públicas numa plataforma comum para permitir o acompanhamento efetivo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Palmas, e comunicar esse trabalho à nossa sociedade”, enfatiza Possapp.

 

O curso

A especialização está sendo viabilizada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), bem como de parceiros como o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), a Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov), o Instituto República, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), a Fundação Lemann, a Comunitas, o Instituto Humanize, a Fundação Brava, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Comentários (0)