Em menos de 3 horas chove em Palmas volume previsto para oito dias; cidade é alagada

Durante toda manhã, circularam nas redes sociais fotos e vídeos de pessoas que registraram alagamentos nas principais avenidas da Capital e em várias regiões da cidade

Chuva inundou a avenida Theotônio Segurado nesta manhã
Descrição: Chuva inundou a avenida Theotônio Segurado nesta manhã Crédito: Divulgação/Whatsapp

Nesta quinta-feira, 14, em menos de três horas, choveu em Palmas o total de 64,4 milímetros, que seria o equivalente a mais ou menos oito dias de chuvas normais. Segundo a Defesa Civil Municipal, essa quantidade representa um terço do esperado em chuvas para todo o mês de fevereiro, que era de 210 mm de chuvas. Outro comparativo é a tempestade que atingiu o Rio de Janeiro, no início deste mês, quando foram registrados 90 mm de chuvas em apenas uma hora.

 

Durante toda a manhã desta quinta, circularam nas redes sociais em todo o Tocantins fotos e vídeos de alagamentos, registrados nas principais avenidas da Capital e em várias regiões da cidade.

 

A chuva causou transtornos, enxurradas, quase engoliu veículos e impossibilitou o trânsito, em alguns períodos da manhã, na Avenida Theotônio Segurado, principal via de acesso de Norte a Sul da Capital. Das janelas de prédios, de seus carros e até mesmo a pé, os moradores da cidade se assustaram com o volume de chuvas nesta quinta. 

 

Segundo a Defesa Civil, os contratempos enfrentados durante a manhã foram em razão da grande quantidade de chuvas ter caído em um curto período de tempo, o que dificulta a absorção da água pelo solo ou escoamento dela pelas redes de drenagem pluvial.

 

As chuvas afetaram, ainda, órgãos públicos estaduais, como a Secretaria de Educação Juventude e Esportes, que teve o expediente suspenso na parte da tarde, após alagamentos. Por conta de goteiras no telhado, as chuvas também atingiram algumas salas do Colégio Militar de Palmas. A sede do PlanSaúde também foi afetada e terá que ser vistoriada.

 

A Defesa Civil alertou para que, em situações como essa, as pessoas evitem sair de casa, não enfrentem o trânsito, que a água pode esconder perigos. Caso a pessoa já esteja na rua é importante procurar imediatamente um local seguro para se abrigar.

 

A gerente de fiscalização de trânsito, Glauce Kelly de Souza, recomenda aos condutores que não dirijam em alta velocidade nas chuvas, uma vez que pode ocorrer aquaplanagem do veículo. “O ideal é não dirigir em dias de fortes chuvas, mas se for dirigir que os condutores mantenham a velocidade baixa, ligue o limpador de para-brisa e acenda os faróis”.

 

Outra recomendação é evitar atividades de banho e esportivas em lagos, rios e represas. E em caso de raios, que as pessoas não permaneçam em áreas abertas, e jamais fiquem debaixo de árvores isoladas. Se estiverem dentro de casa ou no local de trabalho, que não utilizem nenhum aparelho eletrônico com fio, e não fique próximo a tomadas ou objetos metálicos, para evitar riscos. 

 

A Defesa Civil ainda solicita à população que entre em contato com a instituição caso suspeite de problemas estruturais em suas residências, estabelecimentos e nas vias públicas. Os telefones de contato são o 153 e 99242-3285.

 

Confira imagens da cidade durante as chuvas de hoje:

 

 

Comentários (0)