Em parceria com a Saneatins, Prefeitura entrega reforma de Cras na 407 Norte

O Centro de Referência de Assistência Socia será reinaugurado após passar por obras de reforma e ampliação. A nova estrutura foi viabilizada pela parceria com a Odebrecht Ambiental|Saneatins

Cras será entregue à comunidade nesta 5ª
Descrição: Cras será entregue à comunidade nesta 5ª Crédito: Valério Zelaya/Secom

Os moradores da 407 Norte serão beneficiados com a nova estrutura do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A reinauguração do Cras será oficializada nesta quinta-feira, 06, às 17 horas, pela Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).

 

Até o momento foram entregues cinco Cras em perfeitas condições de atendimento ao cidadão. Começando pelo Cras do Aureny III, seguido pelo Cras do Morada do Sol, Cras do Jardim do Taquari, Cras de Santa Bárbara e agora o Cras da 407 Norte.

 

As reinaugurações iniciadas nos Cras apontam para uma política de desenvolvimento social que está todo tempo vinculada à construção de uma capital mais justa, com a garantia de direitos sociais, fortalecimento dos mecanismos de diálogo, participação da sociedade, grandes investimentos em infraestrutura nos programas sociais, estímulo ao setor produtivo, à política de inclusão produtiva e ao fortalecimento da economia.

 

Amplo espaço

Os Cras funcionam como porta de entrada dos serviços da Assistência Social, facilitando o deslocamento do usuário à procura dos atendimentos socioassistenciais. Fazem parte da Proteção Social Básica e tem como objetivo prevenir situações de risco fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, tendo como público a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e fragilização de vínculos afetivos.

 

As novas unidades contam com equipe multiprofissional, incluindo assistentes sociais e psicólogos para informação, orientação e acompanhamento às famílias que buscam inclusão nos programas sociais do Governo Federal. 

 

Esses locais disponibilizam um amplo espaço, dotado com várias salas, com instalações apropriadas para levar vários cursos profissionalizantes ofertados pelo Pronatec, além de segurança e atendimento a todas as demandas.

 

Entre as diversas atividades desenvolvidas pelas unidades do Município, estão: visitas domiciliares; acompanhamento familiar; campanhas socioeducativas; inclusão no Cadastro Único (CadÚnico) para programas do Governo Federal; reuniões e palestras voltadas às comunidades.

 

Além disso, os Centros prestam serviços destinados aos programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o ProJovem. 

 

Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos Cras, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Famílias (PAIF) e, outras, mesmo ocorrendo na área de abrangência desses Centros, podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que a eles referenciadas.

 

Comentários (0)