Em Rio Sono, moradores se mobilizam e recuperam 25 km de estrada em ritmo de mutirão

Cerca de 35 moradores se reuniram usando as próprias ferramentas para consertar trecho e evitar que estrada ficasse totalmente interditada

Neste domingo, 4, cerca de 35 moradores do município de Rio Sono fizeram um mutirão para tapar os buracos e prevenir que a estrada ficasse totalmente intrafegável. Os moradores iniciaram a operação a partir da estrada vicinal que sai da BR-010 até o Córrego Onça e depois pularam para o trecho mais próximo da Comunidade Canjarana.

 

“Este trecho é roteiro escolar e aqui tem muita criança que depende do transporte. Todos os dias quebrava um carro ou uma moto. Além disso, estava dificultando os escoamento da nossa produção e as pessoas não se arriscam a vir aqui por conta da estrada que estava horrível”, disse o produtor rural Osvaldo da Silveira Júnior.

 

Ao T1, moradores informaram que há cerca de dois anos a estrada não passa por uma manutenção e que nem chegaram a reivindicar melhorias, pois estão vendo outras comunidades que já pediram há algum tempo e não foram atendidas, o que consequentemente só tem piorado as condições das estradas. Por isso, a comunidade decidiu que deveria agir logo. Reuniram os próprios materiais e utilizaram pedras e terra para tentar melhorar a estrada.

 

“Fizemos trabalhado manual mesmo. Usamos enxadas, labanca para arrancar pedra, motosserra. As ferramentas eram nossas. Cada um levou a sua. Cobrimos os buracos com pedra e jogamos a terra por cima”, relatou Júnior.

 

Ainda conforme o produtor a previsão é de que no próximo fim de semana os moradores se reúnam novamente para consertar o meio da estrada que foi deixado para um outro momento por estar em condições menos piores. "Vamos agendar com todos para trabalhar no trecho que faltou, pois demos prioridade para o início e o fim da estrada. O meio resolvemos fazer num outro dia porque estava menos pior", adiantou o morador. 

 

Prefeitura se pronuncia

 

Em nota, a Prefeitura de Rio Sono esclareceu que desde o início da atual gestão, em janeiro de 2017, o trabalho de recuperação de estradas vicinais é realizado frequentemente em todas as regiões rurais do município, inclusive nos trechos citados na matéria que ficam nas proximidades do córrego da Onça e da comunidade Canjarana.

 

"Lembramos que Rio Sono é o 5º maior município em extensão rural do Tocantins, com 6 mil km² de área, mas mesmo assim a atual gestão já recuperou cerca de 1.200 quilômetros de estradas vicinais e construiu/recuperou dez pontes em parceria com os moradores locais. Nesta semana, as equipes e máquinas estão atendendo a região do Angico, onde a situação é mais crítica devido ao grande volume de chuvas que inclusive danificou bueiros e pontes deixando trechos intransitáveis", informa a nota. 

 

A Prefeitura ressalta ainda que a recuperação do trecho nas proximidades do córrego da Onça e da comunidade Canjarana constam no cronograma de serviços e será realizada após ocorrem em outras localidades onde a situação e muito mais crítica.

 

Por último, a Prefeitura de Rio Sono informa que não mede esforços para atender as demandas de todos as comunidades rurais.

 

Comentários (0)