Em São Félix, governo realiza regularizações fundiárias que beneficiarão 241 famílias

Ação irá beneficiar as famílias de acordo com a Lei Federal de Regularização Fundiária Urbana, que contempla áreas de interesse social.

Centro de convenções que será realizado o atendimento aos beneficiários.
Descrição: Centro de convenções que será realizado o atendimento aos beneficiários. Crédito: Terratins/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins (Terratins), amplia o trabalho de regularização fundiária no interior. Desta vez, serão 241 famílias beneficiárias no município de São Félix do Tocantins, localizado na região central do Estado. A ação é direcionada aos proprietários que possuem imóveis nos loteamentos Central e Jalapão 02, pertencentes ao Bairro da Cidade Nova.

 

Nesta terça-feira, 24, a Terratins dará início à segunda etapa de regularização fundiária, realizada com assistência jurídica e uma equipe técnica de assistentes sociais. O cadastramento consiste em realizar entrevistas com os beneficiários, coletar dados e documentos, conhecer os moradores e pegar os detalhes sobre os imóveis para que posteriormente, após análise técnica, jurídica e cartorial, sejam emitidos os títulos de propriedade dos imóveis.

 

Em uma primeira fase, os proprietários dos loteamentos Central e Jalapão 02 receberam em seus imóveis a equipe técnica da Terratins, que realizou o levantamento topográfico cadastral georreferenciado com laudo de vistoria e registro fotográfico. Nessa etapa em campo, as equipes conferiram a metragem de cada imóvel visando a readequação do projeto urbanístico.

 

Atendimento  

 

Os trabalhos iniciais serão realizados no Centro de Convenções Antônio Pereira Reis, em horário comercial, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, com previsão de atendimento até o dia 1º de dezembro deste ano. Os proprietários de imóveis devem apresentar a documentação pessoal e comprobatória da propriedade, atestando a veracidade das informações fornecidas.  

 

Além de reunir a documentação dos proprietários, as assistentes sociais também fazem a vistoria, levando o processo até os beneficiários que terão seus imóveis regularizados e verificando se houve alguma mudança na composição familiar para, em seguida, emitir um laudo técnico social, que dentro da Lei Federal de Regularização Fundiária Urbana para áreas de interesse social (Reurb-S), permite encaminhar o Projeto de Lei de doação dessas áreas à Assembleia Legislativa.  

 

Segundo o presidente da Terratins, Aleandro Lacerda, São Félix é um importante município a ser realizado o trabalho de regularização fundiária urbana e rural. “Estamos realizando o trabalho com a certeza que ele permitirá um "boom" no desenvolvimento dessa região, cumprindo a determinação do governador Mauro Carlesse, que compreende que o cenário é promissor para este município em relação ao desenvolvimento do turismo e consequente ascensão econômica, impulsionando o comerciante local, investidores e melhorando a qualidade de vida da população.

 

Interior 

 

O presidente da companhia ressaltou que o trabalho de regularização fundiária no interior do Estado vem sendo prioridade. “Já estamos em processo avançado de regularização em alguns municípios no interior, como Filadélfia, Araguaína, Couto Magalhães, Miracema e Araguatins, que já concluíram esta etapa".  

 

Segundo o governador Mauro Carlesse, a regularização proporciona melhor qualidade de vida para as famílias tocantinenses. “Estamos regularizando as propriedades para que todas as famílias tenham segurança jurídica e o domínio efetivo do imóvel, resgatando a valorização da propriedade e possibilitando aos proprietários a obtenção de recursos para uma reforma, uma ampliação, investir e melhorar as condições da moradia e de seu comércio. Isso vai trazer desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida das famílias tocantinenses”, afirma.

 

Entenda  

 

São Félix é um município do Tocantins conhecido nacionalmente pela sua potencialidade na atividade turística que faz parte da região do Polo Turístico do Jalapão. A demanda pelo trabalho de regularização fundiária no município existe desde a década de 90, onde foi instituído o Decreto de n° 105, de 3 de agosto de 1995, publicado no Diário Oficial n°453, de 4 de agosto de 1995.   

 

Após um trabalho de desapropriação da área urbana e rural, que é demanda da população local desde de 1997, foi determinado pelo governador Mauro Carlesse que realizasse um acordo judicial. O Estado realizou o pagamento da indenização dessa área, liberando toda a restrição que havia sobre essa matrícula para então efetuar a transferência da propriedade para o nome do Estado do Tocantins, permitindo realizar a regularização fundiária de todo o município.  

 

Entendendo a importância para a população local e para o desenvolvimento econômico do município, Carlesse determinou que o município de São Félix seria prioridade na efetivação deste trabalho, determinando que a ação fosse concluída ainda este ano.

 

O processo iniciou em fevereiro, mas foi interrompido pela pandemia da Covid-19, havendo a necessidade de adiamento da ação. O trabalho de regularização irá contemplar em torno de 950 propriedades, que compreendem uma área urbana de 1.011.789,35 m².  

 

Prevenção  

 

A Terratins ressaltou que o Centro de Convenções Antônio Pereira Reis estará de acordo com os protocolos de segurança. A equipe de trabalho disponibilizará álcool gel na entrada com a obrigatoriedade de higienização das mãos e o uso de máscara. Será permitido apenas uma pessoa para cada atendente e as cadeiras de espera a cada dois metros, para manter o distanciamento entre as pessoas. Além disso, será concedido um apoio da equipe para organizar a entrada com o objetivo de não ter filas e os moradores serem atendidos de forma rápida e segura. 

Comentários (0)