Em sistema híbrido, aulas na rede municipal devem começar no dia 1º de fevereiro

Mesmo com o estabelecimento de protocolos de segurança, a Semed explicou que o retorno às aulas presenciais só acontecerá se o cenário epidemiológico de Palmas apresentar condições favoráveis na data

As aulas na rede municipal de Palmas devem começar no dia 1º de fevereiro, em sistema híbrido, ou seja, que contempla atividades realizadas na escola e em casa. Conforme a Secretaria Municipal da Educação (Semed), mesmo com o estabelecimento de protocolos de segurança, o retorno às aulas presenciais só acontecerá se o cenário epidemiológico de Palmas apresentar condições favoráveis na data.

 

De acordo com a Semed, inicialmente, serão atendidos de modo presencial apenas 25% dos alunos de cada turma diariamente, progredindo para 50%, 75% e 100%, sempre considerando o cenário epidemiológico da Capital.

 

A ferramenta Palmas Home School continuará disponibilizando as aulas e atividades, até que seja possível que todos os alunos possam ter aulas presenciais em segurança.

 

Mesmo em sistema híbrido, formato escolhido para não colocar em risco a saúde dos estudantes, alguns pais podem não querer o retorno presencial de seus filhos nas unidades educacionais. Nesse caso, a Semed explicou que não haverá obrigatoriedade para os alunos retornarem presencialmente. “No entanto, caso não participem das aulas presenciais, terão a obrigatoriedade de realizar todas as atividades pedagógicas que serão disponibilizadas na ferramenta Palmas Home School”, observou em nota.

 

Como vai funcionar o sistema híbrido

 

O formato híbrido funcionará, inicialmente, atendendo 25% de cada turma. De acordo com a Semed, o educando irá uma vez à escola para tirar dúvidas, receber orientações sobre as aulas e os conteúdos que serão trabalhados naquela semana e depois continua os estudos de maneira remota.

 

As atividades pedagógicas serão feitas de casa, por meio da ferramenta Palmas Home School. Aqueles alunos que não têm acesso à internet, continuarão realizando as atividades por meio dos blocos impressos disponibilizados pelas escolas. A dinâmica de entrega desse material continuará da mesma forma que era feita antes, bastando os pais ou responsáveis buscarem o material na unidade educacional do seu filho.



Ainda conforme a Semed, neste primeiro momento, atendendo somente 25% da turma, o educando irá a escola apenas uma vez por semana e de acordo a progressão favorável do cenário epidemiológico, vai aumentando para 50% (2 vezes) e assim sucessivamente.
 

Preparação das unidades para o retorno

 

Segundo a Semed, as unidades educacionais estão preparadas para receber os alunos. Os protocolos de segurança para as aulas presenciais incluem:

 

 - Dispensador de sabonete líquido e papel toalha nos banheiros e de álcool gel em pontos de maior circulação (recepção, corredores e refeitório);

 

- Totem de acionamento por pedal e tapetes sanitizantes nos acessos à parte interna;

 

- Será usado termômetro infravermelho sem contato para aferição de temperatura de alunos e servidores, ao entrar no ambiente escolar e a cada duas horas de permanência no local;

 

- O horário de entrada e saída e do lanche também será diferenciado e de acordo com as turmas, para evitar aglomeração de alunos nos espaços internos comuns e de pais nas imediações das unidades de ensino;

 

- Será necessário uso de máscara durante todo o período de permanência na escola;

 

- Educandos e servidores receberão máscaras, que serão descartadas em lixeiras com tampa de acionamento por pedal;

 

- A desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços, bebedouros, ventiladores e aparelhos de ar condicionado será feita periodicamente com detergente neutro, álcool 70% ou hipoclorito de sódio;

 

- A higienização será constante nas maçanetas e corrimãos;

 

A secretaria finalizou dizendo que os veículos do transporte escolar, que vão trabalhar somente com 50% da capacidade, serão higienizados diariamente e trafegarão com janelas abertas durante as rotas.

Comentários (0)