Em vídeo nas redes sociais, Amastha detalha informações sobre IPTU e reforça diálogo

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto

Prefeito de Palmas explica detalhes sobre o IPTU
Descrição: Prefeito de Palmas explica detalhes sobre o IPTU Crédito: Divulgação

Em vídeo que circula nas redes sociais nesta sexta-feira, 16, o prefeito de Palmas e presidente em exercício da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Carlos Amastha, gravou um vídeo detalhando as informações a respeito do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2018 de Palmas. No vídeo, o gestor explica a base de cálculo, aborda os descontos e orienta a população que, em caso de dúvidas sobre os valores, procure um dos 17 pontos de atendimento destinados ao atendimento dos contribuintes. Confira o vídeo completo aqui.

 

Amastha explicou como é investido o dinheiro arrecadado do IPTU. Citou, por exemplo, índices positivos e de referência nacional da educação e saúde de Palmas. O gestor ratificou que o que a Prefeitura recolhe do contribuinte volta em benefícios, com qualidade, para a população. O prefeito abordou ainda a diferença de valor venal dos imóveis e o valor comercial. “Não se deixe levar por discurso politizado e pelos grandes especuladores imobiliários”, disse, num dos trechos do material que será veiculado nas redes sociais.

 

O prefeito destaca que desde que assumiu a Prefeitura, em 2013, Palmas ganhou 20 novas unidades de saúde, três escolas padrão de tempo integral, pavimentação de qualidade nas ruas, três estações de tratamento de esgoto, que garante a universalização do serviço, entre outras obras e  benefícios.

 

Descontos e incentivo

 

No vídeo, Amastha ressaltou ainda os descontos e programas da Prefeitura que propiciam ao contribuinte redução do valor do IPTU. “São mais de 19 mil isentos. Quem pode pagar, paga e quem não pode não paga nada.” Entre os programas citados pelo chefe do Executivo municipal estão O Nota Quente Palmense, que oferece 10% de desconto e o Palmas Solar, que reduz em 80% o valor do imposto a quem aderir a esta modalidade sustentável e mais barata de energia.

 

Servidores

 

Amastha finaliza o vídeo com um apelo aos servidores: “Nos ajude na explanação”. Ao explicar o pedido, o gestor aborda que, com o dinheiro arrecadado com os impostos, mantém serviços de qualidade, garante os benefícios ao funcionalismo e paga os fornecedores. “O motivo pelo qual Palmas cumpre com as obrigações com vocês de pagar adiantado e pagar seus direitos é a responsabilidade que temos com a arrecadação. Jamais criamos sistema de arrecadação que puna a produção”, disse. “Fazemos diferente do governo do Estado, que tem uma política simplesmente de arrecadação para pagar custeio e despesas da máquina pública. No caso de Palmas, a política de arrecadação é para cumprir com seus compromissos com os servidores, com os fornecedores e principalmente com o cidadão, que pode exigir e recebe de volta serviços de qualidade”, finalizou.

Comentários (0)