Emissão de passaporte em Palmas passa a ser feita pela manhã

A mudança é a partir desta quinta-feira, 1º, no posto de emissão de passaporte da Polícia Federal, situado no aeroporto de Palmas...

Passaporte
Descrição: Passaporte Crédito: Da Web

A partir de 1º de agosto de 2013, o horário de atendimento no posto de emissão de passaporte da Polícia Federal, situado no aeroporto de Palmas, será das 07h às 14h.

De 01 de janeiro a 30 de julho de 2012 foram emitidos 2773 passaportes. No mesmo período, este ano, foram produzidos 2572 passaporte. A pequena redução se deve principalmente à troca de equipamentos, o que gerou transtornos e maior espera no agendamento.

Tipo de Documento de Viagem

Quantidade Emitida

Quantidade Entregue

01/01/2012 a 30/07/2012

 

 

PASSAPORTE COMUM – ICAO*

2754

2670

PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA - NÃO ICAO

18

18

PASSAPORTE PARA ESTRANGEIRO - ICAO

1

1

Quantidade Total

2773

2689

 

 

 

01/01/2013 a 30/07/2013

 

 

Tipo de Documento de Viagem

Quantidade Emitida

Quantidade Entregue

PASSAPORTE COMUM - ICAO

2569

2472

PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA - NÃO ICAO

3

3

Quantidade Total

2572

2475

Quadro do sistema de passaporte da PF – SINPA / *Organização Internacional da Aviação Civil (em inglês)

Chama a atenção o fato de muitas pessoa fazerem o documento e, muitas vezes, deixarem de o pegar. Vale salientar que após 90 dias da emissão, se não retirado, o passaporte é automaticamente cancelado e recolhido. Nesse caso, a pessoa tem que fazer todo o processo desde o início. Quando isso acontece, normalmente a pessoa se desespera e quer, a todo custo, um passaporte de emergência ou em regime de urgência.

É importante frisar a diferença entre “urgência” e “emergência”.

Excepcionalmente, mediante pedido fundamentado do requerente e pagamento de taxa diferenciada, poderá ser autorizada a entrega de passaporte comum modelo novo em caráter urgente. Caso deferido, o passaporte é entregue no prazo de três (03) dias úteis, enquanto o prazo normal gira em torno dos 6 (seis) dias úteis. O pedido deverá ser protocolado junto a Superintendência de Polícia Federal no Tocantins, acompanhado de toda a documentação necessária para comprovação da urgência.

Já o Passaporte de Emergência será concedido àquele que, tendo satisfeito às exigências para a concessão de passaporte comum, necessite de documento de viagem com urgência e não possa, comprovadamente, aguardar o prazo de entrega. Tal documento só é possível nas hipóteses de catástrofes naturais, conflitos armados ou outras situações emergenciais, individuais ou coletivas, definidas em ato dos Ministérios da Justiça ou das Relações Exteriores, conforme o caso. O pedido deverá ser protocolado junto a Superintendência de Polícia Federal no Tocantins, acompanhado de toda a documentação necessária para comprovação da urgência. Atualmente, em caso de deferimento, o prazo de entrega deste tipo de passaporte é de, no máximo, 24 horas.

Os critérios e documentos estão disponíveis na página da PF na internet. De qualquer forma, deve-se atentar ainda para o preenchimento do formulário eletrônico, disponível na página da Polícia Federal: http://www.pf.gov.br. O formulário com todos os dados do requerente é indispensável para a confecção do passaporte, mesmo que de urgência/emergência.

Situações que não configurem urgência ou emergência só serão atendidas dentro do horário marcado, conforme agendamento prévio, no momento do preenchimento do formulário eletrônico.

Comentários (0)