Empresários de Taquaruçu recebem ciclo de consultorias sobre turismo

Encontro realizado nesta segunda apresentou formato escolhido para a Governança Local do Projeto e o novo ciclo de consultoria que será iniciado, além de formalizar a adesão de empresários

Superintendente do Sebrae no TO, Omar Hannemann, fez abertura do evento
Descrição: Superintendente do Sebrae no TO, Omar Hannemann, fez abertura do evento Crédito: Érika Campos

Cerca de 50 empresários, profissionais e novos interessados em atuar no segmento de turismo de Taquaruçu compareceram ao evento Café com Turismo, realizado no auditório de uma pousada no distrito na manhã desta segunda-feira, 15. A mobilização foi coordenada pela equipe técnica e beneficiários do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu.

 

Depois de mais de três anos de execução, o encontro teve como objetivos apresentar o formato escolhido para a Governança Local do Projeto, formalizar a adesão de empresários interessados, bem como apresentar o novo ciclo de consultoria que será iniciado. No período da tarde foi iniciado o curso Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, que segue até esta quarta-feira, 17, no auditório do Resolve Palmas Taquaralto.

 

O superintendente do Sebrae no Tocantins, Omar Hennemann, fez a apresentação inicial do trabalho e disse que "o Sebrae deseja ser visto no projeto como ator, chave para que o sucesso seja alcançado. A intenção é fazer acontecer o turismo em Taquaruçu, explorar todo o potencial local existente, através de uma consultoria oferecida pela entidade. Objetivo é tornar Taquaruçu um destino turístico competitivo acabando com a zona de conforto".

 

A apresentação das experiências de empresários participantes do Projeto de Turismo do Sudeste, desenvolvido pelo Sebrae Tocantins e Prefeituras Locais, foi um dos pontos altos. Proprietária de hotel em Natividade, Cirene Coelho, foi muito aplaudida ao relatar de maneira extrovertida os percalços e sucessos alcançados nos seus 18 anos de trabalho no setor. "Aproveitem esta oportunidade, este apoio técnico especializado que está sendo oferecido por meio do projeto, pois cavalo selado só passa uma vez na vida", disse a empresária.

 

O presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Eudes Assis, parabenizou o trabalho a dedicação e da Prefeitura de Palmas e do Sebrae Tocantins, com destaque especial para os empresários que estão transformando o distrito de Taquaruçu e Palmas em referência em turismo. "Estamos chegando ao momento de colher os frutos desse trabalho, nos últimos quatro anos o turismo em Palmas de uma forma geral cresceu muito com a estruturação do turismo em Taquaruçu, com os grandes eventos como o Festival Gastronômico e outros. A Prefeitura de Palmas é parceira, a prefeita Cinthia Ribeiro quer fortalecer o empresário do turismo, pois somente assim teremos um turismo forte", afirmou o gestor.

 

Segundo o produtor cultural Wertemberg Nunes, a instituição que está sendo criada para a Governança Turística de Taquaruçu, que se constitui em um destino único - abarcando desde o distrito de Taquaruçu, toda sua área rural, assim como Taquaruçu Grande -, será chamada Instituto A Ponte, “pois tem essa missão de ser a ponte entres os interesses privados e públicos, entre o turista e o destino", esclareceu. O Instituto será composto por membros do setor público, empreendimentos de turismo e da rede de apoio locais e terceiro setor.

 

O jornalista Ruy Bucar, que também é membro da comissão representante da Governança Local, abordou a importância do desenvolvimento sustentável dos negócios locais. "Somos o berço das águas e seremos também o berço do turismo em Palmas, uma referência no turismo sustentável", enalteceu.

 

A consultora Tatiana Fernandez apresentou a nova etapa do projeto que contempla a formatação de produtos turísticos focados em inovação, capacitação profissional (incluindo técnicas de segurança) e marketing estratégico. 

 

Projeto

 

O Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu é uma parceria iniciada em 2014 entre a Prefeitura de Palmas, através da Agtur, e o Sebrae Tocantins e Nacional para estruturação da atividade de turismo nos distritos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Dentre as principais atividades realizadas em benefício destas localidades estão capacitações profissionais, consultorias empresarias, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. O projeto em execução tem previsão de ter conclusão no final de 2019.

Comentários (0)