Encerra nesta sexta-feira, 19, cursos sobre Turismo em Buritirana

As capacitações estão ocorrendo na Carreta Móvel Senac em frente à Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, da 13 às 17 horas e à noite, das 17 às 22 horas.

Jovens são maioria nos cursos.
Descrição: Jovens são maioria nos cursos. Crédito: Secom Palmas

Dando prosseguimento aos cursos de capacitação oferecidos aos empreendedores da região de Taquaruçu, estão sendo realizados no distrito de Buritirana, cursos sobre turismo com foco em sua importância como fator de competitividade, hospitalidade e recepção de turista. Os cursos começaram na segunda-feira, dia 16 de julho e terminará nesta sexta, 19.

 

As capacitações estão ocorrendo na Carreta Móvel Senac em frente à Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, da 13 às 17 horas e à noite, das 17 às 22 horas.

 

Promovido pelo Sebrae Tocantins em parceria com a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), os cursos fazem parte do Projeto de Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu, que tem como objetivo estruturar a atividade turística na região, por meio de capacitações e supervisões técnicas.

 

A proposta é garantir a atualização constante de agentes e microempresários que atendem visitantes das atrações locais tendo como público-alvo os produtores rurais, Microempreendedores Individuais (MEI), representantes de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

 

Segundo a instrutora dos cursos e consultora da área de turismo e hotelaria do Sebrae, Viviane Tenório, os cursos que estão sendo ofertados em Buritirana tem o intuito de abordar especificamente sobre turismo, a importância dele como fator de desenvolvimento regional, sua história, hotelaria, hospitalidade e recepção dos clientes, entre outros assuntos.

 

“Os cursos têm bastante jovens que estão numa expectativa de entrar no mercado de trabalho, mas sem nenhum conhecimento sobre turismo, aqui estamos oferecendo informações de toda cadeia produtiva, explicando que todas as atividades podem ser inseridas no segmento, desde um artesão que faz um pote de barro, até um gerente de hotel”, explica a consultora.

 

A consultora destaca a importância de contextualizar o cenário local para depois descobrir as potencialidades que o espaço proporciona para os negócios, logo, os moradores poderão empreender, criar novas possibilidades de trabalho e geração de renda, com as estruturas que o espaço tem.

 

“A gente sabe que todo o acesso do cliente ao atrativo tem que passar por um percurso e esse turista faz uma relação de consumo até seu destino final, e Buritirana está numa área de passagem ao Jalapão, onde todos, praticamente passam por aqui, por isso a importância deles se capacitarem, para darem um atendimento de excelência”, ressalta.

 

Camila Ramos da Paixão, é moradora da região, conta que soube do curso por redes sociais e por estar interessada na área, logo procurou formas de se capacitar, pois vê, todos os dias, turistas passando na sua região indo ao Jalapão.

 

“Estou me capacitando em diversos assuntos de turismo, acho importante participar dos cursos para saber qual modo devo recepcionar e atender os turistas que passam no local onde moro”, disse.

 

São mais de 50 cursos que estão serão ofertados também em Palmas, desde Taquaralto a Taquaruçu e Buritirana até o mês de outubro. As inscrições serão gratuitas e já podem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Taquaruçu, Carreta Móvel Senac, em Buritirana, e Senac em Palmas. Os cursos serão realizados com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Comentários (0)