Entram em funcionamento as estações meteorológicas do Inmet em Mateiros e Campos

As estações são instaladas em propriedades rurais nos municípios por técnicos do Inmet. A contratualização do acordo entre a propriedade e o Instituto foi feita por intermédio do Governo com Seagro

O Inmet foi responsável pelas instalações
Descrição: O Inmet foi responsável pelas instalações Crédito: Divulgação

 

O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, órgão ligado ao Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, iniciou a instalação das estações meteorológicas no Tocantins. Das três instalações previstas, as de Mateiros e de Campos Lindos entraram em funcionamento nesta terça-feira, 30. Além destes municípios, para este ano há a previsão de instalação de outra unidade no município de Marianópolis, previsto para a segunda quinzena de novembro.

 

As estações são instaladas em propriedades rurais nos municípios por técnicos do Inmet. A contratualização do acordo entre a propriedade e o Instituto foi feita por  intermédio do Governo do Estado por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Sustentável.De acordo com a coordenadora de Mercado e Logística da diretoria de Sustentabilidade no Agronegócio da Seagro, Denise Coelho Gomes, a manutenção dos cercados, onde estão as estações é de responsabilidade do proprietário do imóvel rural. Denise explicou, no entanto, que a manutenção dos aparelhos meteorológicos é de responsabilidade do instituto”, comentou.

 

O acesso aos dados coletados nessas estações subsidiaram as tomadas de decições por parte do empresário rural, tais como o momento certo de plantar, colher, quando e quanto irrigar, aplicar fungicidas, entre outras atividades. Os produtores terão acesso a dados de temperatura (média, mínima e máxima), precipitação, radiação solar, pressão atmosférica, direção e velocidade dos ventos.

 

“Além dos produtores rurais, as entidades públicas e privadas, sociedade civil , Aeronáutica, Defesa Civil  e Marinha poderão se beneficiar dos dados coletados nas estações meteorológicas.

 

Além das duas estações recém-instaladas, e a de Marianópolis (em novembro), o Tocantins conta com 11 estações meteorológicas, além das citadas a Seagro tem convênio com o Inmet em cinco destas: Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Paranã e Peixe. (Da assessoria Seagro-  Philipe Bastos).

Comentários (0)