Entre os dias 26 e 27, acontece em Palmas a XI Conferência Municipal de Saúde

O evento será realizado no auditório Cuica/UFT com o tema "Democracia e Saúde"

A XI Conferência Municipal de Saúde acontece nesta terça, 26, e quarta-feira, no auditório do Centro Universitário Integrado de Cultura, Ciência e Arte da Universidade Federal do Tocantins (Cuica/UFT).  O tema do encontro é "Democracia e Saúde".

 

A conferência conta com o apoio e parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

 

Como prévia do encontro, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou cinco pré-conferências, entre fevereiro e março, com a participação da sociedade, membros do CMS e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Três eixos temáticos permeiam o debate: Saúde como direito focando no controle social na garantia desse direito; Consolidação do SUS que busca reafirmar, entre outros princípios do SUS, a universalidade, equidade, integralidade e participação social; e o Financiamento do SUS que busca combater o subfinanciamento ou investimentos precários, de forma a garantir acesso aos serviços de saúde a todos.

 

O secretário de Saúde, Daniel Borini, pondera que a conferência é um espaço ideal para a comunidade debater o SUS e apontar as melhorias que precisam ser feitas pela gestão. “O SUS foi concebido para ser um sistema pensando junto com a comunidade, e hoje mais do que nunca, precisamos chamar os usuários para a gestão do SUS. Temos o maior sistema público de saúde do mundo e devemos lutar para que ele continue gratuito e universal, não podemos permitir o retrocesso”, reforça o secretário.

 

Confira a programação

 

Terça - 26 de março

13 horas - Credenciamento e apresentação cultural com a Cia de Teatro Umpontodois

14 horas - Mesa de abertura

- Apresentação do trailler longa metragem “O Diário de Ana” do diretor Nival Correia - pelo secretário de Saúde, Daniel Borini

- Painel “Controle Social: A gestão participativa no Conselho Municipal de Saúde em Palmas, nos anos de 2016 e 2018” com o acadêmico Rerickison de Almeida Santiago

14h30 - Aprovação do Regulamento

15h30 - Painel com tema “Democracia e Saúde” com Francisco Batista Júnior (Conselho Federal de Farmácia) e Neilton Araújo (médico, membro do Conselho Nacional de Saúde, assessor técnico do Ministério da Saúde e professor da UFT)

16h30 - Debate

17 horas - Coffee break

 

Quarta - 27 de março

8 horas - Palestra - Principais Eixos da Conferência:

“Saúde como Direito” - com a promotora do Ministério Público Estadual, Maria Rosely Pery

“Consolidação dos Princípios do SUS” - com o defensor público Arthur de Pádua

“Financiamento do SUS” - com o secretário executivo da Semus Frederico Silvério

9 horas - Grupos Temáticos:

I - Saúde como Direito

II - Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)

III - Financiamento adequado e suficiente para o SUS

12 horas - Intervalo para almoço

14 horas - Plenária

16 horas - Escolha dos delegados

17h30 - Encerramento

17h40 - Coffee break

 

 

Comentários (0)