Época de chuva é também tempo de seriguela madura; conheça os benefícios da fruta

Em Palmas e em Taquaralto a seriguela voltou nesta temporada de chuvas e pode ser encontrada para comprar nas feiras livre da Capital.

Crédito: Dievid Correia

Nativa das regiões de cerrado e da caatinga brasileira, a seriguela, ou siriguela, ou ceriguela, é considerada em vários estados brasileiros uma das frutas mais adoradas pela população, aquela que remete à infância, quando a pracinha perto de casa ou os cantinhos mais arborizados da cidade eram decorados por centenas de frutinhas vermelhas no chão. Em Palmas e em Taquaralto a seriguela voltou nesta temporada de chuvas e pode ser encontrada para comprar nas feiras livre da Capital.

 

A seriguela é uma das árvores frutíferas que, assim como os pés de manga, resistem no meio urbano. Ela gosta de solos profundos, clima quente, é uma planta resistente a longos períodos de seca, durante os quais, a árvore perde suas folhas até que as chuvas tragam a nova vida. Nos meses de dezembro e janeiro a árvore fica carregada de frutos maduros.

 

Mas não é só o sabor que a seriguela tem de bom, ela possui propriedades diuréticas e energizantes, sendo indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpeza de feridas e queimaduras. Fonte de vitaminas A, B e C, e com alto teor de cálcio, fósforo e ferro, essa frutinha é muito recomendada no tratamento de anemias e no fortalecimento da imunidade. A siriguela possui grande quantidade de fibras, que contribuem com o funcionamento do intestino e auxiliam na redução das taxas de colesterol. Por ser rica em carboidratos, ela é bastante doce e uma ótima fonte de energia aos praticantes de exercícios físicos.

 

Conheça alguns benefícios da fruta:

 

Melhora a digestão - A seriguela é rica em fibras, por isso ajuda no bom funcionamento intestinal, prevenindo e ajudando no tratamento de problemas, como diarreia, disenteria e gases.

 

Ajuda no emagrecimento - Essa grande quantidade de fibras da fruta é essencial para promover sensação de saciedade, espaçando assim o tempo que o organismo volta a sentir fome. Além disso, cada 100 gramas de seriguela contém apenas 76 calorias, e ela é rica em vitaminas e muitos outros nutrientes essenciais.

 

Reduz o colesterol - A seriguela também ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim, LDL, graças as fibras e propriedades que possui.

 

Combate a anemia - Por ser rica em ferro, a seriguela auxilia no combate a anemia, na medida em que beneficia o processo de oxigenação das células, fortalecendo todo o organismo.

 

Fortalece o sistema imunológico - A presença de ferro e outros nutrientes, como as vitaminas A, B e C, cálcio e fósforo, tornam a seriguela uma excelente aliada do fortalecimento do sistema imunológico, de modo geral. Ela é tão boa para esse fim que é usada, inclusive, no tratamento de doenças debilitantes, como a dengue.

 

É cicatrizante - A seriguela possui também efeito cicatrizante, sendo muito útil e eficaz no tratamento de feridas e queimaduras.

 

Dá energia - Os carboidratos presentes na fruta, bem como o ferro, atuam de modo a energizar o organismo, de modo geral. Por isso ela é indicada para praticantes de esportes e para minimizar os efeitos da fadiga no corpo.

 

É diurética - A siriguela reduz o inchaço no corpo, na medida em que é composta de 75% de água. Alimentos que contém muita água são diuréticos naturalmente.

 

Ajuda no bom funcionamento do corpo - Ela é também rica em antioxidantes, prevenindo assim a ação de radicais livres, que degeneram as células do corpo, facilitando a entrada de doenças e o envelhecimento precoce.

 

Alivia espasmos - A grande quantidade de vitaminas, potássio e cálcio que a seriguela tem fornecem ao organismo nutrientes essenciais para minimizar espasmos, contrações involuntárias dos músculos, que costumam ocorrer por deficiência de tais sais minerais.

Comentários (0)