Equipe do Banco Mundial participa de consulta pública em Jaú do Tocantins

Na Consulta, o gerente de projetos do Banco Mundial Eric Lancelot ressaltou sobre a participação da comunidade, que segundo ele é um processo muito eficiente para tornar os municípios mais fortes.

A equipe do BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento participou nesta quarta-feira, 12, da Consulta Pública do PDRIS – Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável, realizado em Jaú do Tocantins pelo Governo do Estado, por meio da  Seplan- Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública.

Na Consulta, o gerente de projetos do Banco Mundial Eric Lancelot ressaltou sobre a participação da comunidade, que segundo ele é um processo muito eficiente para tornar os municípios mais fortes. “Os municípios serão criteriosamente inspecionados durante os seis anos do projeto, precisamos conhecer os projetos, o que a sociedade pensa, para investirmos e promovermos o desenvolvimento dos municípios.” concluiu o Gerente.

Segundo o prefeito eleito, Onassys Moreira Costa “essa consulta é importante para que os administradores saibam o que priorizar.” Ainda conforme Onassys Costa, alguns dos itens citados na construção da agenda de Desenvolvimento fazem parte do seu projeto de Governo. Durante o mandato buscaremos realizar essas solicitações, por meio de parcerias com o Governo Estadual, Federal e iniciativas privadas baseado na Agenda construída pela população.

A consulta constitui da apresentação detalhada PDRIS a sociedade, por meio de diversos itens como: logística, segurança, modernização da administração, capacitação e apoio a populações frágeis. No Tocantins serão criados seis consórcios, com cerca de 150 mil habitantes por consórcio.

O consórcio vai trabalhar áreas de infraestrutura e desenvolvimento regional e urbano, educação, fortalecimento institucional da Prefeitura, lazer, tudo isto pode ser trabalhado no consórcio.

A construção da Agenda de Desenvolvimento, onde são enfatizados diversos pontos a serem melhorados, como escolas, postos de saúde, arranjos produtivos. Para finalizar a consulta diversos trechos das estradas vicinais são apresentados, onde a população por meio do voto prioriza os pontos. A última consulta da região sudoeste será realizada em Peixe, na sexta-feira, 14. (Assessoria)

Comentários (0)