Equipes do Samu e Operações Aéreas são capacitadas para o transporte aeromédico

Atualmente, apenas dois profissionais do Samu são habilitados para realizar esse atendimento aeromédico. Com o curso, o quadro de profissionais habilitados aumentará.

Crédito: Raiza Ribeiro

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) de Palmas e militares que atuam no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) participam nesta segunda e terça, 11 e 12, do curso de Transporte Aeromédico, um dos pré-requisitos que regem o convênio entre ambas instituições.

 

 

As aulas teóricas estão sendo ministradas no auditório do Instituto Vinte de Maio. As noções práticas sobre reconhecimento às aeronaves e noções de operações serão ministradas nesta terça no período da tarde no Hangar do Estado.

 

Atualmente, apenas dois profissionais do Samu são habilitados para realizar esse atendimento aeromédico. Com o curso, o quadro de profissionais habilitados aumentará. “Com essa capacitação vamos nivelar as questões técnicas e operacionais que compreender esse atendimento aeromédico, e todas as equipes estarão aptas para realizar esse atendimento em tempo hábil”, explicou a enfermeira Melissa Vasconcelos.

 

Durante o curso, a enfermeira Melissa e o médico socorrista, Claudenir Katzwinkel, abordarão os fundamentos do transporte aeromédico, pré-requisitos e perspectivas, peculiaridades de aeronave de asa fixa e rotativa, protocolos, principais fatores que influenciam o voo como estresse, altitude, vibração e som. Pelo Ciopaer, o capitão Dennys Dalla e equipe falarão sobre regulamentação e legislação, meteorologia aplicada à aviação, segurança operacional, gerenciamento de cabine, conhecimento técnico de aeronaves, noções de operações aéreas: aproximação, embarque, desembarque de paciente e tripulação e fraseologia aeronáutica (rádio-comunicação e terminologias).

 

 

Os resultados esperados são: agilizar o atendimento, aumentar a disponibilidade das equipes médicas do Samu, aumentar número de atendimentos e a possibilidade de sobrevivência e diminuir as sequelas das vítimas/pacientes.

 

O curso é dividido em duas turmas com cerca de 30 participantes cada; a próxima turma será capacitada nos dias 16 e 17 de abril.

 

Comentários (0)