Escola de Porto Nacional é premiada em concurso do Ministério da Educação

A unidade ficou em 3º lugar no nível nacional e apresentou um projeto de uso e reciclagem de garrafas PET para suporte artístico e ambiental...

Escola ficou em 3º lugar no nível nacional
Descrição: Escola ficou em 3º lugar no nível nacional Crédito: Secom

Na manhã desta última quarta feira 18 de dezembro, a Escola Municipal  de Educação do Campo Ercina Monteiro de Porto Nacional, recebeu o prêmio do Concurso Cultural Energias do Mundo, que teve como tema “A HISTÓRIA DAS ENERGIAS DO MUNDO: passado, presente e futuro”.

 

Da Assessoria de Imprensa

O concurso foi promovido pelo Ministério da Cultura, Investco e Casa Redonda Cultural, e teve como foco principal as escolas públicas municipais de Ensino Fundamental – 3º ao 7º ano – e oferecendo possibilidades para que professores e alunos possam estabelecer reflexões e práticas sobre a história das energias que movem o mundo, ampliando conhecimentos sobre o meio ambiente, promovendo a livre expressão artística no meio escolar e propondo atividades alinhadas com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com as Leis de Diretrizes e Bases do MEC.

Em Porto Nacional a instituição premiada foi a Escola Municipal de Educação do Campo  Ercina Monteiro,  que  ficou com o 3º lugar no nível nacional. Esta unidade escolar apresentou o projeto Artpet, que consiste no uso de garrafas PET e sua reciclagem como suporte artístico e ambiental, o que motivou a criação de canteiros de mudas e hortas, além de floreiras que embelezam e humanizam o espaço escolar.

As floreiras e canteiros de PET receberam pinturas criadas pelos alunos e foram instaladas no espaço escolar formando jardins suspensos. Arte, ciências e geografia foram disciplinas abordadas ao longo do projeto com ampla mobilização da comunidade escolar. Os alunos Jhulio Araújo Oliveira, Gean Henrique de Souza e Ana Luisa Borges vencedores do concurso, receberam cada um, como prêmio, uma câmera fotográfica digital, modelo Sony Cyber-shot 16.1MP, e o professor responsável pelo trabalho também foi premiado com uma câmera digital da mesma configuração. Já a escola, foi premiada uma assinatura da Revista Educação durante 1 ano.

 

Construindo cidadãos

Segundo Nilva Cipriano da Silva Chaves, gestora da Escola Municipal de Educação de Campo Ercina Monteiro, esta conquista é mais um incentivo para que educadores e educandos continuem a testar suas capacidades criativas e educacionais. “Estamos felizes com esta vitória e mais ainda comprometidas com iniciativas como esta, que possam condicionar mais qualidade para o aprendizado dos nossos alunos, que certamente estão se constituído em grandes cidadãos com os olhos voltados para um futuro mais promissor”, destacou ela. 

 

Comentários (0)