Escola Municipal Santa Luzia, em Dianópolis, implanta horta pedagógica

O prefeito Padre Gleibson Moreira, acompanhou a primeira etapa de construção da horta, junto com a diretora, alunos e profissionais do IFTO, destacando a importância de parcerias

A iniciativa contribui com a alimentação saudável
Descrição: A iniciativa contribui com a alimentação saudável Crédito: Secom/Prefeitura de Dianópolis

Com objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância de preservar e respeitar o meio ambiente, a Escola Municipal Santa Luzia, em Dianópolis, está desenvolvendo o projeto “Preservar é Cuidar”, inserindo nas dependências da escola mais uma ação do programa, com a instalação de uma horta pedagógica em forma de “mandala”.

 

A iniciativa, de acordo com a diretora da unidade escolar, Gilvana Nunes Silva Tavares, além de incentivar as crianças na preservação do meio ambiente, contribui com a alimentação saudável, uma vez que os próprios estudantes selecionam, plantam e cuidam dos alimentos produzidos nos canteiros da horta. “A educação ambiental precisa ser inserida em sala de aula. E dessa forma, encontramos de maneira interdisciplinar um contexto que envolva a escola dentro de uma realidade local, proporcionado aos nossos alunos um estudo prático, formando-os com conhecimento nas questões do meio ambiente”, destacou.

 

O projeto acontece através da Prefeitura Municipal, junto a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Empresa Barraria, Vereador Clair Sirtoli, Instituto Federal do Tocantins (IFTO) /Campus de Dianópolis, profissionais e alunos da escola.

 

O prefeito Padre Gleibson Moreira, acompanhou a primeira etapa de construção da horta, junto com a diretora, alunos e profissionais do IFTO, destacando a importância de parcerias. “Esse projeto é de grande importância para a educação municipal e pode ser considerado um laboratório a céu aberto, já que alunos do IFTO estão dedicando suas experiências em sala de aula para contribuir com o desenvolvimento do projeto, oferecendo aos nossos alunos a oportunidade de uma atividade de construção no desenvolvimento do meio ambiente e de uma alimentação saudável. Parcerias como estas contribuem com o desenvolvimento de Dianópolis. Estamos sempre abertos para formar projetos que valorizem nossa comunidade”, destacou.

 

A secretária municipal de Educação, Rone Lúcia Vogado, falou sobre a importância do projeto. “As crianças terão consciência de preservação e de uma boa alimentação. Através da horta, elas também desenvolverão concentração, raciocínio lógico, trabalho em equipe, entre outras ações que vão contribuir com a formação e desenvolvimento dos nossos alunos”, disse.

Comentários (0)