Escolas municipais promovem ações ecológicas em comemoração ao Dia da Árvore

Escolas estão organizando passeios ecológicos, doações de mudas, plantação de diversas espécies e palestras educativas nesta sexta-feira

Plantio de mudas é uma das ações programadas pelo Cmei Príncipes e Princesas
Descrição: Plantio de mudas é uma das ações programadas pelo Cmei Príncipes e Princesas Crédito: Divulgação

As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Palmas (Cmeis) estão promovendo uma grande mobilização com passeios ecológicos, doações de mudas, plantação de diversas espécies e palestras educativas nesta sexta-feira, 21, em comemoração ao Dia da Árvore.

 

No Cmei Carrossel, na Arso 42, durante todo o dia será feito em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Palmas (FMA), doação de cerca de 500 mudas de plantas. A distribuição será estrategicamente feita nos horários de saída das crianças, às 11h30 e às 17h30.

 

Já o Cmei Príncipes e Princesas, Arne 12, está desenvolvendo o projeto Meu Ipê Amarelo. Na quinta-feira, 20, os educadores e as crianças estiveram no Viveiro Municipal da FMA, conhecendo como são cultivadas as mudas e onde os ipês que florescem na Capital são plantados. Após essa experiência, serão plantados cerca de 10 ipês ao redor do Cmei, nesta sexta-feira, 21, partir das 8 horas.

 

Escolas Darcy Ribeiro, Paulo Leivas Macalão e ETI Marcos Freire também anteciparam o Dia da Árvore e promoveram plantios de mudas.

 

Já a ETI João Beltrão, em parceria com a ETI Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande, promoveram uma trilha ecológica onde apresentaram para os alunos uma diversidade de sementes e a Área de Preservação Permanente (APP), destinada para recuperação da mata ciliar, às margens do Ribeirão Taquarussu. Os estudantes também puderam conhecer o Sistema Agro Florestal (SAF), com a inclusão permanente e cooperação de árvores nativas de grande porte com as frutíferas, para produção de alimentos e sem agressão ao meio ambiente.

 

 ETI Fidêncio Bogo

 

A Escola Agroecológica ETI Professor Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande, está sendo construída em um terreno de cerca de 50.000 m². São cerca de 180 árvores e 23 espécies povoando um espaço destinado à preservação ambiental. Espécies do tipo ipê, macaúba, angico, jatobá, pati, açoita-cavalo, cajá, jenipapo, jaborandi, sangra-d'água, mutamba, amoreira-brava, pupunha e outras centenas de árvores fazem parte da Área de Preservação Ambiental da escola, com sua proposta pedagógica de agroecologia.

 

Comentários (0)