Estudantes da UFT relatam, nas redes sociais, casos de assédio dentro da universidade

Confira detalhes da situação e alguns dos depoimentos abaixo

Casos estariam ocorrendo com estudantes da UFT em Palmas
Descrição: Casos estariam ocorrendo com estudantes da UFT em Palmas Crédito: Divulgação

Uma série de depoimentos foram registrados por jovens estudantes da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas, desde a última quarta-feira, 14, nas redes sociais. Alunas relatam experiências de assédio vividas dentro da faculdade. De acordo com os relatos no Twitter, todos os ataques são provenientes de uma única pessoa, também aluno da faculdade federal, matriculado no curso de medicina, que por vezes foi identificado como “o tarado de medicina” ou pelas iniciais de “C.R.”.

 

A informação atualizada é de que, ao todo, existem mais de 30 depoimentos de mulheres, de diversos cursos, a respeito do caso, além de denúncias formais feitas na Delegacia da Mulher, que serão levadas a administração da universidade. As estudantes também criaram uma pesquisa, por meio de um formulário no Google, para que outras vítimas também possam relatar abusos

 

O Conselho de Medicina da UFT se manifestou ainda ontem, 15, em uma nota repúdio aos supostos atos do jovem, enquanto a própria Universidade ainda não.

 

Confira abaixo a Nota de Repúdio

 

Um clamor público com teor de denúncia chamou a atenção deste centro acadêmico. Chegou ao nosso conhecimento que estudantes se uniram contra um estudante de medicina da UFT, a acusação que lhe pesa: assédio sexual contra alunas do próprio curso e de outros cursos. Em primeiro lugar, o curso de medicina da UFT NÃO concorda com atos que ferem a imagem de QUALQUER PESSOA, nesse caso exclusivo, as mulheres, e nunca vamos tolerar isso. Saibam que, toda e qualquer vítima desse tipo de violência (nesse caso) que quiser ser acolhida ou denunciar suas ações dentro do nosso centro acadêmico será bem vinda, independente de pertencer ao curso de medicina ou não, conte com nosso apoio.

 

Em segundo lugar, queremos deixar claro que também não temos competência para declarar alguém como culpado, porém faremos o possível para encaminhar as denúncias para os òrgãos responsáveis e capazes de julga-los. TODA E QUALQUER DENÚNCIA SERÁ ACOLHIDA PELO CENTRO ACADÊMICO E LEVADO ADIANTE PARA COMPETÊNCIAS SUPERIORES DO CURSO (podem ser anônimas) de forma impressa, para que a coordenacao tambem saiba dos ocorridos. Além disso, aconselhamos que façam boletim de ocorrência da delegacia da mulher, pois esse tipo de atitude é crime!

 

Presidente do CA medicina (63) 99100 4242 – tirem suas dúvidas quanto ao que faremos com os depoimentos.

Comentários (0)