ETI Almirante Tamandaré, recém inaugurada em Palmas, terá aulas a partir de Agosto

Aulas da ETI Almirante Tamandaré inaugurada nessa terça-feira, 27, iniciam dia 1º de agosto e atenderá 1200 alunos. Unidade será administrada em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha

Amastha disse que inauguração de escola é realização de sonho
Descrição: Amastha disse que inauguração de escola é realização de sonho Crédito: Fotos: Walquerley Ribeiro

A comunidade da quadra Arse 132, celebrou na noite desta terça-feira, 27, mais uma conquista para a região Sul de Palmas. A entrega da mais nova Escola de Tempo Integral (ETI) da Capital foi prestigiada por centenas de famílias que serão beneficiadas pela educação ofertada na ETI Almirante Tamandaré e por autoridades municipais, estaduais e da corporação da Marinha do Brasil.

 

Durante a solenidade de inauguração foi assinado o Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), que juntos administrarão a ETI Almirante Tamandaré.

 

Após o descerramento da placa de inauguração, as autoridades acompanhadas da comunidade conheceram as instalações da ETI e assistiram apresentações culturais de alunos da rede municipal de ensino enfocando algumas das diversas atividades que serão ofertadas na unidade escolar. Ao final da visitação, as autoridades descerram o busto do Almirante Tamandaré.

 

Com capacidade para atender 1200 alunos, a unidade será administrada em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar). As aulas na unidade educacional terão início em 01 de agosto.

 

Uma das beneficiadas pela entrega da obra, Patrícia Alves, moradora da quadra Arse 132, mãe de Lara Evilen, matriculada na ETI, diz que aguardava ansiosa pela inauguração e que espera que a filha aprenda muito e se prepare melhor para a vida. “Agora ela vai estudar numa Escola de Tempo Integral, onde passará mais tempo estudando, pois existem diversas atividades pedagógicas e também culturais. Por isso, quando fiquei sabendo da seleção para matrícula daqui, corri logo para fazer a inscrição dela”, declarou.

 

Quem também comemorou a conquista do filho foi Valdicéia dos Santos Ferreira, mãe de Artur Ferreira, aluno do 7º ano da ETI Pe. Josimo Tavares que a partir de agosto estudará na escola. “Meu filho quando soube que a escola seria administrada em parceria com a Marinha do Brasil fez questão de participar do processo seletivo para tentar uma vaga nessa ETI. Hoje ele está aqui participando da inauguração, já usando o uniforme novo, e está muito feliz”, comemorou.

 

Segundo Valdicéia, nem mesmo a distância da casa deles para nova escola fez com que o aluno desistisse do seu sonho. “Nós moramos na região Norte da capital e a ETI fica localizada na região Sul, oposto da nossa casa, mas ele está decidido e super empolgado com a mudança de escola”.

 

O prefeito Carlos Amastha destacou que a entrega da escola é mais um sonho realizado e que o desejo da administração é que a educação continue avançando cada vez mais. “Entregamos à população uma escola com estrutura física absolutamente espetacular e que inclui uma série de avanços tecnológicos. A gente não parou, em cada nova escola, nós aprimoramos e corrigimos os erros nos novos projetos. Esta ETI, além dessa arquitetura, incorpora elementos de energia renovável, de captação de água, as hortas e os bags fish para a produção e consumo de peixes aqui mesmo na escola”.

 

O gestor ressaltou que a parceria com a Marinha veio para agregar valores “A excelência da Marinha nas questões dos valores da ética, da moral, do civismo e da disciplina estarão incorporados nessa escola. Então, eu acho que estamos fazendo um mix perfeito: uma excelente estrutura física, um excelente conteúdo e uma excelente parceria que adiciona muitos valores para que possamos oferecer o melhor para nossas crianças”, comemorou.

 

Para o Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, atual comandante da Marinha do Brasil, que veio a Palmas especialmente para prestigiar a inauguração, ter o nome da instituição associado a uma escola do padrão da ETI Almirante Tamandaré é motivo de orgulho. “Uma escola impressionantemente bem equipada, bem projetada, bem aparelhada, com uma gama enorme de atividades capaz de transformar uma criança num cidadão completo, um cidadão com tudo aquilo que nós imaginamos que a pessoa deva ter de direito e aprender sobre os seus deveres”, destacou.

 

O Almirante Leal ressaltou o empenho da administração na construção da escola e agradeceu ao Município pela homenagem ao patrono da marinha. “A Marinha se sente muito honrada do nome Almirante Tamandaré ter sido escolhido para compor essa escola. Um exemplo para nós todos. Um homem digno, honrado, um patriota, um homem que percebia claramente a importância da educação na formação de um povo, na formação da cidadania e que é um herói nacional. Faço votos que ela continue prestando os melhores serviços à comunidade”.

 

Educação Trilíngue

Segundo o secretário da Educação Danilo Melo, na ETI será a implantado o ensino da prática dos idiomas inglês e espanhol como um dos grandes diferenciais dos conteúdos curriculares ofertados. “Considerando a importância da disseminação de ideias avançadas para o conhecimento e para a arte e a literatura, o objetivo do ensino desses idiomas é a familiarização de nossas crianças com os sons das duas línguas estrangeiras, de maneira natural e consciente, respeitando as características próprias de nossa língua pátria”, afirmou.

 

Comentários (0)