Executivo de Banco faz sobrevoo e diz ter interesse no potencial hídrico do TO

Weidong Zhou disse que há um interesse muito forte na China em firmar parceria com o Tocantins.

 

O governador Siqueira Campos recebeu na manhã desta sexta-feira, em seu gabinete, no Palácio Araguaia, representante do Banco de Desenvolvimento Econômico da China, Weidong Zhou,  o diretor presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística) S/A, e a senadora Kátia Abreu. Juntos, eles fizeram, nesta manhã, um sobrevoo de helicóptero sobre o rio Tocantins, a UHE Luís Eduardo Magalhães e a Plataforma de Lajeado, para a Ferrovia Norte Sul.

 

Durante o sobrevoo o Governador fez a apresentação do potencial do Rio para hidrovias e construção de eclusas, possibilidades de cooperação entre China e o Tocantins. “Nós precisamos nos organizar, com potências como a China, garantindo logística para o escoamento de produtos, principalmente alimentos”, informou Siqueira Campos.

 

A senadora Kátia Abreu destacou a presença do Diretor Presidente da EPL, que veio ao Tocantins para também recepcionar o executivo do Banco Chinês. “A presença do Bernardo Fiqueiredo mostra o quanto o Tocantins tem potencial para discutir cooperação técnica com a China”, frisou.

 

O Governador explicou que a cooperação técnica por meio do Banco de Desenvolvimento Econômico da China  possibilita vantagem competitiva internacional dos produtos tocantinenses, aumentando, por exemplo, a exportação da carne e das frutas. "Isso se concretizando, provoca aumento na produção de produtos de qualidade”, destacou.

 

Weidong Zhou disse que estava ansioso por conhecer o rio Tocantins e a UHE. “Há um interesse muito forte na China em firmar parceria com localidades de potencial hídrico e de terras férteis como o Tocantins", afirmou. (Ascom)

 

 

Comentários (0)