Fechamento parcial reduziu em 18,7% projeção de novos casos de Covid-19 em Palmas

Foram 2.111 confirmações de novas infecções pelo vírus registradas entre os dias 07 a 13 de março. Número inferior à previsão, isto é, menor que os 2.596 casos previstos para a semana epidemiológica

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informou que as 2.111 confirmações de novas infecções pela Covid-19, registradas entre os dias 07 a 13 de março de 2021, em Palmas, foram inferiores à previsão de novas contaminações, isto é, menor que os 2.596 casos previstos para a semana epidemiológica (SE).

 

A redução de 18,7%, conforme a Semus, é um primeiro indicativo da adesão da população ao período de restrições mais amplas adotadas pela Capital desde o último dia 06 de março, quando o Decreto nº 2.003 começou a valer.

 

As medidas restritivas às atividades não essenciais seguem em vigência até esta terça-feira, 16. No entanto, a Semus disse que espera pelas próximas semanas para mudanças nos registros locais da doença.

 

“O número de casos ainda não caiu, mas estamos começando a ver sinais da menor circulação de pessoas. Serão os próximos sete a 14 dias que nos mostrarão os reais reflexos da adesão ao isolamento social”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica da Semus, Marta Malheiros.

 

Taxa de contágio

 

A taxa de contágio atual de Palmas é um indicador que mostra que a doença não desacelerou. Atualmente a taxa de contágio é de 1,62. Na prática, em Palmas, a projeção é de que os 358 casos confirmados no último domingo, 14, se não adotassem o isolamento social, poderiam transmitir a doença a outras 579 pessoas.

 

A projeção do monitoramento da Covid-19 em Palmas é de que, entre os dias 14 e 20 de março (SE 11), sejam confirmados 3.419 casos novos da doença.

 

Atualmente, o percentual de positividade dos testes para Covid-19 está se mantendo em torno de 40%.

 

O alerta

 

Foi a semana entre os dias 21 a 27 de fevereiro de 2021 (SE 08) o alerta para os técnicos do monitoramento da pandemia em Palmas. Para aquela semana, eram esperados 1.342 novos casos, no entanto, foram registradas 1.445 novas infecções (7,6% superior à projeção para aquela semana).

 

As aglomerações frequentes e a confirmação da circulação de nova variante do coronavírus embasaram a Prefeitura de Palmas, orientada por técnicos sobre o cenário, a implementar por 11 dias as medidas restritivas atualmente em vigor.

 

A intenção é reverter o cenário de crescimento de casos com adesão coletiva ao distanciamento social e respeito aos protocolos já em vigência na Capital para prevenção da Covid-19.

Comentários (0)