Fecit 2014 é lançada em Palmas com objetivo de estimular criatividade

O evento constitui um movimento de estímulo ao jovem cientista e docentes, incentivando a criatividade e a inovação em estudantes da educação básica, regular ou técnica e superior

Fecit foi lançada na manhã desta 2ª
Descrição: Fecit foi lançada na manhã desta 2ª Crédito: Secom Palmas

Foi lançada na manhã desta segunda-feira, 29, durante café da manhã, realizado no gabinete do prefeito, na Diretoria de Meio Ambiente, a Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit- 2014). O lançamento contou com a presença do prefeito Carlos Amastha, secretários municipais, gestores escolares, empresários locais, entre outros parceiros do projeto. A ação é uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem). A Fecit 2014 será realizada em Palmas, no período de 07 a 10 de outubro.

 

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Monique Wermuth, a feira foi concebida a partir de uma formação realizada para professores. “A ideia foi crescendo e vimos a possibilidade de um novo caminhar para educação e uma motivação a mais para os educadores”, disse. Após apresentar o histórico do projeto, Monique falou das categorias da Fecit, da qualidade dos trabalhos inscritos e acrescentou que a feira já entrou para o circuito nacional de eventos voltados à pesquisa em ciência e inovação tecnológica. Ela também lembrou aos gestores escolares que as inscrições continuam abertas até a próxima sexta-feira, 03, e que até o momento 70 trabalhos já foram inscritos.

 

O Evento

A Fecit 2014 é uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) e parceiros. O evento constitui um movimento de estímulo ao jovem cientista e docentes, incentivando a criatividade e a inovação em estudantes da educação básica, regular ou técnica e superior, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências.

 

Objetivo

A Fecit tem como objetivo estimular os estudantes a desenvolverem ações em buscas de novas descobertas através de pesquisas científicas, e transformar  os resultados  em uma grande mostra. “Nós precisamos incentivar de muito cedo o desenvolvimento das aptidões cientificas dos nossos alunos, então a ideia é tornar isto aqui num evento de atividade permanente com os trabalhos que merecerem destaques”, ressalta Amastha. 

 

“Então é uma feira que vai trazer o potencial dos nossos jovens e dos professores em termos de ciência e tecnologia e tornar permanente alguns trabalhos destes jovens para dar suporte as empresas de Palmas e ao nosso desenvolvimento”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão.

 

Inscrições

As unidades educacionais interessadas em participar da Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit 2014) podem inscrever seus projetos até o dia 03 de outubro. As informações sobre como proceder para participar da Fecit podem ser conferidas no link http://www.palmas.to.gov.br/media/doc/22_9_2014_15_31_49.pdf. A seleção é aberta para as instituições de educação básica (ensino fundamental e médio) das escolas estaduais, municipais e particulares, bem como, as instituições de ensino superior públicas e privadas do Tocantins.

 

(Informações da Secom Palmas)

Comentários (0)