Feira Coberta da 304 Sul será reformada; Impup entrega projeto de reestruturação

As mudanças previstas no projeto trarão ambientes mais organizados para comercialização das mercadorias e espaços de circulação mais amplos para os frequentadores da feira

Projeto de reestruturação da feira é entregue
Descrição: Projeto de reestruturação da feira é entregue Crédito: Divulgação

A Feira da 304 Sul - Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante passará por readequação e reintegração de seus espaços. O projeto arquitetônico da reforma da estrutura foi entregue pelo presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Ephim Shluger, nesta terça-feira, 12, ao secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium.

 

As mudanças previstas no projeto trarão ambientes mais organizados para comercialização das mercadorias e espaços de circulação mais amplos para os frequentadores da feira. A intenção é preparar o espaço de comércio popular, considerado cartão postal da cidade, para funcionar futuramente com frequência diária.

 

“A ideia é preparar o espaço para funcionar todos os dias da semana com mais conforto e segurança. Ganham todos. A Prefeitura entrega um equipamento de qualidade com ambiência mais organizada para atrair mais clientes e que oferece condições de trabalho adequadas para quem vende ali”, garante Ephim Shluger.

 

Uma das demandas dos feirantes atendida no projeto são as lojas de peixe que serão construídas para que os comerciantes deixem de comercializar seus produtos em barracas. Serão oito lojas com área útil de 20 m² cada uma e que vão ter instalações padronizadas para a atividade, conforme as normas de Vigilância Sanitária. Cada loja garantirá ao permissionário, inclusive, espaço e instalações elétrica, necessários para instalação de câmara fria e balcão refrigerado.

 

Mais novidades

 

Os corredores e boxes para barracas de hortifrutigranjeiros e outros produtos terão seus espaços delimitados no piso através de pintura padronizada para garantir mais organização das bancas e mais espaço nos corredores de circulação. A transferência da área administrativa da feira para o segundo piso dará mais espaço para a realocação de barracas que atualmente estão usando área de parte do estacionamento, que, por sua vez, ganhará arborização.

 

Outras estruturas previstas são guarita de acesso ao estacionamento, banheiros novos em novo posicionamento, auditório com 80 lugares para uso dos próprios feirantes e área para receber futuras feiras ou exposições itinerantes no segundo piso. “As cadeiras e mesas da praça de alimentação serão redistribuídas para as laterais. Também haverá espaço com calçamento e arborização integrado à praça, que já existe, mas que está separada da feira. A intenção é garantir a integração de espaços de convivência para qualificar os espaços, dar uma utilização mais nobre ao equipamento e resgatar a ideia de feira como um espaço de happy hour associado ao Espaço Cultural”, explicou o arquiteto e urbanista do Ipup, Eraldo Luis Lopes Carvalho.

 

Acesso facilitado

 

Outros detalhes previstos no projeto são a construção de lombofaixa no acesso da Avenida LO-05 e o redimensionamento e ampliação de raios de entrada e saída de rotatória que dá acesso à feira para garantir uma faixa exclusiva de conversão à direita livre.

 

“O propósito disso tudo é qualificar o acesso da feira”, reforçou Sahium. Com o projeto arquitetônico em mãos, segundo Sahium, o próximo passo será concluir a elaboração de projetos complementares da obra, já em andamento.  A partir dos projetos complementares será dimensionado o orçamento da obra que traz reorganização e acréscimo, em números, de 772 m² à estrutura, que atualmente tem 4.186 m² de área construída, conforme explicou Eraldo Luis Lopes Carvalho.

 

"Trabalho de extensionista é de um projetista. Trabalhei a vida inteira com projetos e fazia muito tempo que não via um projeto tão bem elaborado. Está dentro do que discutimos e do que pretendemos para que se torne tudo um sucesso", garantiu Sahium.

 

A reforma para readequação e reintegração de espaços da Feira Coberta da 304 Sul será custeada com recursos oriundos da arrecadação da própria feira. Atualmente, a Feira da 304 Sul funciona às terças e sextas-feiras no período vespertino e noturno e aos sábados a partir das 7 horas. A sexta-feira é o principal dia de movimento, cuja média de circulação é de 16 mil visitantes com uma média de permanência de 20 a 30 minutos.

Comentários (0)