Festival de Circo de Taquaruçu traz o espetáculo ‘Pitoresca’, nesta segunda

Público poderá conferir de graça a peça ‘Pitoresca’, da Cia Nu Escuro. Apresentação será às 20h na Praça Joaquim Maracaípe, em Taquaruçu. O espetáculo entra na programação do Festival de Circo

Espetáculo Pitoresca será apresentado em Taquaruçu
Descrição: Espetáculo Pitoresca será apresentado em Taquaruçu Crédito: Layza Vasconcelos

A Companhia Nu Escuro se apresentará nesta segunda-feira, 23, com o espetáculo ‘Pitoresca’, em Taquaruçu. A peça será apresentada de graça, às 20 horas na Praça Joaquim Maracaípe como parte da programação do Festival de Circo do distrito, organizado pela Cia. Os kaco.

 

Em Palmas, durante os três dias que o espetáculo ficou em cartaz, quem compareceu ao teatro Sesc se emocionou com a história contada no palco. Em ‘Pitoresca’, acompanhamos a vida de uma índia velha e grávida que observa a história do Brasil há mais de 400 anos, período no qual ela presenciou a formação das identidades brasileiras.

 

O texto da obra tem como alicerce relatos de cientistas e artistas europeus, a autobiografia de um escravo africano e diários de viagens de aventureiros que passaram pelo País. Nesta combinação de histórias, do período entre os séculos XV e XIX, estão visões do alvorecer da globalização que norteiam às contradições do mundo moderno.

 

Para o autônomo Rogério Santiere, a peça emociona porque consegue falar de um assunto que é comum de todos os brasileiros, mas que apesar de tudo, é pouco tratado fora do contexto escolar ou acadêmico, que é a formação do Brasil. “Além de tratar de um tema que sempre deve ser lembrado por nossa sociedade, ainda mais nesse momento que vivemos, a peça trata o assunto de maneira moderna, instigando a imaginação de quem assiste e propondo uma reflexão gigantesca, que acredito que deve ser a finalidade de toda arte ou artista”, comenta.

 

No espetáculo', entre os relatos que viraram diálogos estão as falas de personagens conhecidos como Pero Vaz de Caminha, Langsdorff, John Emmanuel Pohl, GardoBaquaqua, Gobineau, Francis Castelnau, Hans Staden, Maria Graham, das iconografias e relatos elaborados por artistas e cientistas de expedições, como Rugendas, Taunay, Florence, Debret, Frans Post, Albert Eckhout e dos ‘Relatórios de Província’ que o Governo de Goiás encaminhava ao império.

 

Com patrocínio da Petrobrás, a peça vai ser apresentada amanhã em Gurupi, às 20h, no auditório do IFTO.

                           

Nu Escuro

A Cia. de Teatro Nu Escuro, em atividade desde 1996, desenvolve em seus espetáculos uma estética própria, com vertentes na investigação da dramaturgia, na música executada ao vivo, pelo próprio elenco, e na poética do teatro de animação.

 

Com o projeto ‘O Iconógrafo’, patrocinado pela Petrobras, a Cia. de teatro Nu Escuro realizou oficinas, seminários e apresentações a fim de aprimorar técnicas e propostas conceituais e estéticas para a montagem de ‘Pitoresca’, e em 2016 estão viajando pelo Brasil para realizar uma turnê com 40 apresentações de norte a sul do País.

 

Serviço:

O que é: Espetáculo ‘Pitoresca’ (Cia. Teatro Nu Escuro)

Gênero: Comédia dramática

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 60 minutos

Vídeo da peça: https://youtu.be/34hhtBcG1TE

 

Comentários (0)