Festival Gastronômico de Taquaruçu leva mais de vinte mil a Taquaruçu

A principal atração da noite ficou por conta da cantora Maria Gadú que animou os palmenses e turistas com um repertório autêntico, depois das apresentações Julyana Maia e Dorivã...

Festival Gastronômico
Descrição: Festival Gastronômico Crédito: Valério Zelaya

A terceira noite do Festival Gastronômico de Taquaruçu levou para o Distrito mais de vinte mil pessoas, segundo levantamento da Polícia Militar do Tocantins. “Em todas as edições nunca houve registro desse quantitativo de participação; com certeza o público recorde do evento”, afirmou o turismólogo da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Hugo Maciel, que está à frente da organização desde as primeiras edições.

 

A principal atração da noite ficou por conta da cantora Maria Gadú que animou os palmenses e turistas com um repertório autêntico, depois das apresentações Julyana Maia e Dorivã. Além dos shows, o público pode degustar os 56 pratos, preparados com ingredientes da culinária tocantinense a preço popular. Sem contar com o clima agradável e a infraestrutura preparada estrategicamente para garantir o conforto, higiene e segurança do evento gastronômico.

 

O presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues faz um balanço positivo desta sétima edição do festival. “O objetivo foi atingido, conseguimos organizar melhor a disposição dos estandes, a manutenção e limpeza realizada pela Secretaria de Infraestrutura foram eficientes, os participantes fizeram sua parte elaborando ótimas receitas e a maioria com decoração criativa das barracas”, pontuou.

 

Rodrigues argumentou que todos esses pontos são importantes porque gastronomia é uma das bases do turismo. “De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, o segundo maior gasto do turista é com a alimentação, ficando atrás somente do quesito transporte, e segundo essa mesma pesquisa, 89 % dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros consideram a comida brasileira muito boa”, concluiu.

 

Público

 

A turista Miriam Pontes, que veio de Porto Alegre (RS) provou vários pratos e aprovou o Festival. “Eu fiquei encantada com os temperos regionais do Tocantins, e estou apaixonada pelos pratos com os peixes daqui, o Estado é muito rico”, ressaltou a viajante que fez questão de contar que já visitou quase todos os estados brasileiros, mas que o Tocantins foi um dos mais especiais, principalmente pelo clima.

 

O casal de administradores, Marnni Késsia de Abreu Costa e Ernane Rodrigues Santana que prestigiam o festival pela terceira vez, também disseram estar satisfeitos com o evento. “Esse ano achei muito mais organizado, mais espaçoso, muito mais diversidade de comida, muito bom”, finalizou o casal.

 

Show de Maria Gadú
 

As milhares de pessoas que subiram a serra na noite do último sábado, 17, para desfrutar das delícias do 7º Festival Gastronômico de Taquaruçu, puderam acompanhar um show que vai ficar na história de Palmas. A cantora e compositora Maria Gadú levou o público a loucura, tocando por quase duas horas músicas de sua autoria e sucessos da música nacional e internacional.

 

Desde o início da noite a movimentação em Taquaruçu já era enorme. A Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca suportou uma quantidade muito grande de pessoas que curtiam a culinária e as apresentações musicais do 7 º Festival Gastronômico. A primeira apresentação musical da noite foi da cantora Julyana Maia. Com muito samba e músicas autorais a cantora já mostrava que a noite seria especial. Em seguida foi a vez de Dorivã subir ao palco para mostrar o repertório já conhecido dos palmenses. Logo após, as 23 horas, foi a vez de Maria Gadú. A atração mais esperada do Festival não decepcionou e fez um show que dificilmente vai ser esquecido por quem esteve presente.

 

Rayanne Santos é estudante e esperava ansiosa para ver Maria Gadu. "Desde 2009 acompanho o trabalho dela e estou muito feliz com a oportunidade de ver um show dela assim, bem de perto, aqui em Taquaruçu", completa a estudante.

 

O Presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luiz Teixeira, ficou muito satisfeito com o resultado do Festival Gastronômico. "Ver essa multidão de pessoas valorizando e curtindo nossa música e culinária, só faz com que trabalhemos cada vez mais para realizar eventos como esse". Teixeira também salientou que ano que vem o Festival Gastronômico continua com estrutura ainda maior e com atrações musicais consagradas no cenário nacional.

 

Na noite de domingo as atrações continuam. A partir das 19 horas tem show com Sheila Araújo; às 20h30 é a vez de Matheus Mancini mandar o som, e em seguida, o cantor Léo Pinheiro fecha o Festival Gastronômico de Taquaruçu.

 

 

Comentários (0)