Festival Internacional debaterá Mídias Sociais, Fake News e outros temas em Palmas

O Pint Of Science ocorre simultaneamente em todo o mundo

Pint of science 2019
Descrição: Pint of science 2019 Crédito: Divulgação

Do TCC ao produto, Mídias Sociais no Jornalismo e Fake News. Esses são alguns dos temas que serão trabalhados pelo O Pint Of Science nos dias 20 e 21 de maio, a partir das 18h, na Cervejaria Ortbier e no Por que Café, em Palmas. O festival, que ocorre simultaneamente em todo o mundo, tem como objetivo aproximar as pessoas das atividades cientificas e da pesquisa, promovendo debates entre pesquisadores da cidade com os cidadãos.

 

O evento é organizado com o apoio do Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) da UFT, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Sindicato do dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor-TO). A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

 

O jornalista e mestre em Comunicação Yago Modesto é um dos pesquisadores que participará desta edição. De acordo com ele, iniciativas como essas são de grande valia para fomentar a aproximação da sociedade com a pesquisa. “Muitas pessoas e profissionais se sentem distantes da ciência e da academia. Uma ação como essa proposta pelo Opaje e demais organizadores é ótima para mostrar que a pesquisa científica não é um bicho de sete cabeças e que é possível e acessível para todos. Basta ter a intenção e empatia pela ciência”, disse.

 

A jornalista e mestranda em Comunicação Glês Nascimento também participara das ações do Pint Of Science Palmas. Ela destacou que eventos assim criam um canal direto da sociedade com a pesquisa. “E desmitifica que a ciência não se aplica no dia a dia. Então quando se fala sobre esse assunto em um ambiente descontraído acredito que se quebra uma barreira importante”, completou. 

 

Expectativa

 

De acordo com o coordenador do evento em Palmas, Prof. Dr. Gilson Porto, a expectativa é a de que boa parte da população se envolva com o projeto. De acordo com ele, o momento é de extrema importância no processo de interação entre o público, os pesquisadores e a ciência. “Aproximar a ciência da população e do que é feito nas universidades para o benefício geral, é um dos resultados esperados pelo Pint Palmas 2019”, completou.

 

O Festival

 

De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 25 países promoverão o evento de forma simultânea. No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 87 cidades distribuídas pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.

 

Cronograma

Dia 21 de maio

Temas: Do TCC ao produto e Mídias Sociais no Jornalismo: Novas tendências em narrativas

Local: Por que Café? 204 Sul Alameda 14 lote 10, em frente a Feira da 304 sul

Pesquisadores convidados: Cintia Fernandes e Yago Modesto

 

Dia 20 de maio

Tema: Combate às Fake News é possível?

Local: Ortbier Cervejaria, Quadra 208 sul Avenida LO 03 Lote 03

Pesquisadora convidada: Glês Nascimento

Confira o cronograma completo em: http://pintofscience.com.br/events/palmas

 

Comentários (0)