Palmas, Tocantins -

Cidades


Audiovisual
71 visualizações

Festival Miragem abre inscrições para oficina “O Som em Cena”, com Beto Strada

As inscrições para a oficina podem ser efetuadas até o dia 03 de novembro, na sede da ACIAM – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Miracema, no período das 8h às 12h  e das 14h às 18h
- Atualizada em
Márcio Henrique Martins

O Festival de Cinema de Miracema comunicou que já estão abertas as inscrições para a oficina de audiovisual “O Som em Cena”, que será ministrada pelo renomado maestro, compositor, arranjador, professor de som para cinema e vídeo Beto Strada. Ele já compôs mais de 37 trilhas sonoras para longas-metragens, tendo trabalhado com os diretores Anselmo Duarte, Nelson Pereira dos Santos, Jece Valadão, José Mojica Marins, Adriano Stuart, Adenor Pitanga, entre outros.

 

Entre seus trabalhos, destacam-se as trilhas sonoras produzidas para a Renato Aragão Produções: “O Cinderelo Trapalhão”; “Os Trapalhões na Guerra dos Planetas” (em associação com a Rede Globo de Televisão) e “O Rei e Os Trapalhões” (com a Twentieth Century Fox); de 1972 a 1985.

 

Na primeira aula da oficina, serão exibidos trechos de grandes filmes musicados pelos principais e mais importantes compositores do cinema, como Bernard Herrmann, John Williams, Jerry Goldsmith, Ennio Morricone, entre outros da mesma importância. A partir dessa introdução, Beto Strada fará análises sobre o trabalho de criação e orquestração, de maneira que o aluno comece a entender a importância da música como ferramenta na narrativa cinematográfica.

 

Na segunda aula, o foco é a linguagem dos ruídos e como são criados e realizados os efeitos sonoros que são ouvidos nas salas de cinema. Nesse mesmo segmento, será realizada aula prática do “foley”, arte criada por Jack Foley na década de 1920 para o cinema americano e que até hoje é utilizada nos filmes produzidos pelo mundo. Também, para ampliar os conhecimentos dos alunos, será feita uma introdução à técnica da dublagem.

 

As aulas serão ministradas durante os dois dias de mostra, de 04 a 05 de novembro, das 14h às 18h, no Auditório da ACIAM. A oficina terá carga horária de 8 horas e, ao final, os alunos receberão certificados de participação.

 

As inscrições para a oficina podem ser efetuadas até o dia 03 de novembro, na sede da ACIAM – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Miracema, no período das 8h às 12h / 14h às 18h. Serão 30 vagas disponibilizadas para pessoas com idade a partir dos 15 anos (Será obrigatório apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19).

 

O projeto da Mostra Especial Miragem – 10 Anos do Festival de Cinema de Miracema foi contemplada pelo Prêmio Emergencial do Tocantins - Audiovisual, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

 

A realização do evento é da Inusitada Produções e Cineclube Miragem, com a parceria da ACIAM - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Miracema, Thaller Rogério – Eventos e Esportes e Prefeitura de Miracema - Secretaria Municipal de Juventude e Cultura.