Filhote de jiboia é retirado por equipe do Naturatins de residência na região Sul

A espécie possuía aproximadamente 40 centímetros de comprimento e estava próxima a um viveiro de pássaros

Animal possuía aproximadamente 40 centímetros
Descrição: Animal possuía aproximadamente 40 centímetros Crédito: Divulgação/Naturatins

Uma equipe do Naturatins foi acionada ontem, 26, para resgatar uma jiboia que foi encontrada em uma residência na Quadra Arse- 41, na região Sul da Capital. De acordo com o biólogo Tiago Scapini, o animal possuía aproximadamente 40 centímetros de comprimento e estava próxima a um viveiro de pássaros.

 

"A suspeita é de que a serpente estava querendo atacar uma das aves do proprietário da casa”, explicou, acrescentado que o resgate foi rápido, sem muitas dificuldades. “Acondicionamos a cobra em uma caixa de transportes adequada e em seguida a encaminhamos para soltura em ambiente natural. Fizemos a soltura em um habitat com as características adequadas para o animal e distante da cidade. É importante repetir que aconselhamos a todo cidadão evitar qualquer contato ao encontrar um animal silvestre, seja uma cobra ou outras espécies, que possam aparentemente demonstrar ser dóceis. Solicite o apoio dos órgãos ambientais para que seja realizado o procedimento por profissionais, com auxílio de equipamentos de segurança", enfatizou o biólogo.

 

A equipe avaliou o animal, constatou que se tratava de um filhote e esclareceu que a espécie tem um papel importante no equilíbrio ambiental, pois são predadores de roedores e outras espécies, não devendo desta forma, serem mortos. Esta serpente pode variar seu tamanho de médio a grande porte.

 

Apesar de haver registros que chegam a citar a existência de cerca de 11 subespécies, no Brasil são reconhecidas a Boa constrictor amarali (Stull), que é de menor porte, acinzentada, porém mais agressiva e a Boa constrictor constrictor (Forcart) que são de grande porte, coloração amarelada e pouco agressiva.

 

Para solicitar o resgate de animais silvestres em território tocantinense, o Naturatins disponibiliza o Linha Verde via internet, por meio do endereço naturatins.to.gov.br ou por telefone no 0800 63 1155.

Comentários (0)