Financiamento de projetos culturais está com inscrições abertas; prazo vai até 26/04

O objetivo é selecionar projetos através de seleção pública, a projetos que pretendam pesquisa, criação, produção e circulação de trabalhos culturais e artísticos.

Crédito: Divulgação

A Fundação Cultural de Palmas (FCP), através do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CPMC), abre inscrições, de 18 de março a 26 de abril, para edital de seleção de projetos para receberem apoio financeiro na modalidade patrocínio cultural com a finalidade de democratizar o acesso aos recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.  Através do Edital serão disponibilizados R$ 300 mil, de recursos do referido Fundo, que serão divididos em projetos de até R$ 30 mil. 


 

Esta é a primeira edição do edital, que encerra as ações do biênio da diretoria do CMPC, que está em processo eleitoral. “A proposta de realizar a seleção através de edital foi uma forma de democratizar o acesso aos recursos, ampliar e diversificar os projetos a serem patrocinados”, explicou o presidente do CMPC, Renato Moura. Conforme a Lei nº 137/ 2007, 25% dos recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, devem ser aplicados em projetos submetidos ao CMPC.


 

O objetivo é selecionar projetos através de seleção pública, a projetos que pretendam pesquisa, criação, produção e circulação de trabalhos culturais e artísticos. Estão habilitados a participar do edital: artistas, produtores, mestres da cultura popular, companhias, grupos, associações, cooperativas ou empresas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, identificados como “proponentes” que atuem diretamente no campo das atividades artísticas e culturais.  Os proponentes poderão se inscrever somente como pessoa jurídica, de natureza, com ou sem fins lucrativos.


 

“O lançamento do edital, com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, vem com maior democracia e mais sensibilidade, a gente tem um instrumento de igualdade na seleção dos projetos, que serão avaliados e definidos de forma justa”, afirma o presidente da FCP, Giovanni Assis.


 

O presidente também agradeceu a atuação o CMPC, no último biênio, ao afirmar que foi fundamental no aconselhamento das ações a serem executadas. “A cultura é transformadora. Então é uma responsabilidade estar à frente da Cultura e nesse sentido o CMPC, tem uma postura atuante, mas de um trabalho compartilhado, e que executou o seu papel de aconselhar, sendo de fato ‘conselheiro’”.

 

Inscrições

 

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 18 de março a 26 de abril de 2019, através do protocolo da documentação direta na sede administrativa da Fundação Cultural de Palmas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, de segunda a sexta-feira, no horário das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas.


 

O Edital, ficha de inscrição e demais documentações podem ser conferidos no página da FCP , http://www.palmas.to.gov.br/secretaria/cultural, na aba editais.


 

A seleção é exclusiva para projetos enquadrados nas seguintes áreas culturais:

 

I - Artes populares;

 

II - arte digital;

 

III - artes visuais;

 

IV - artesanato;

 

V - audiovisual;

 

VI - cidadania cultural;

 

VII - circo;

 

VIII - dança;

 

XIX - leitura, livro, literatura;

 

X - museus;

 

XI - música;

 

XII - patrimônio cultural;

 

XIII - teatro.

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)