Fiscalização apreende, em veículo, 370 quilos de queijos impróprios para consumo

A Adapec fiscalizou o trânsito de produtos de origem animal impróprios para consumo entre os dias 20 e 22 de outubro. Ao todo, foram supervisionados 211 veículos

Crédito: Divulgação/Adapec

Entre os dias 20 e 22 de outubro, foram realizadas uma série de blitz em rodovias e vias de acesso à Palmas, para fiscalizar o trânsito de produtos de origem animal e combater a clandestinidade. Ao todo, foram fiscalizados 211 veículos, e em um foi apreendido o equivalente a 370 quilos de queijos impróprios para o consumo. A operação foi realizada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que continuará as atividades em outras regiões do Estado.

 

No caso da irregularidade citada, o condutor foi multado em R$ 2,5 mil e os produtos apreendidos foram descartados no aterro sanitário. “Os queijos estavam em sacos plásticos sem qualquer identificação de selo de inspeção oficial, origem, data de fabricação, além disso, estavam mal acondicionados em veículo inapropriado, já que o alimento é altamente perecível, portanto é considerado um risco à saúde pública”, disse o inspetor de defesa agropecuária da Agência, Ricardo Matarazzo.

 

“Nesse momento em que ainda estamos vivendo uma pandemia devemos evitar ainda mais contaminação por alimentos clandestinos para diminuir riscos à saúde da população. O consumidor também deve ter cuidado redobrado e exigir o selo de inspeção que garante a qualidade do produto”, enfatizou o presidente da instituição, Alberto Mendes da Rocha.  

 

A Adapec conta um canal de denúncias, reclamações e elogios, sem que o usuário precise se identificar, é o Disque Defesa pelo contato 0 800 63 11 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

Selos

 

Para o empresários pequeno, médio e grande, a instituição têm três selos sob a sua responsabilidade: Artesanal, SIE e o SISBI, respectivamente. Eles estão à disposição dos empresários para avaliarem o que mais se aproxima das suas condições de investimentos e abrangência territorial de comercialização. 

Comentários (0)