Fiscalização integrada cobrirá áreas em quatro municípios no final de semana

Palmas, Miracema, Porto Nacional e Miracema fazem parte desta fase da operação integrada. Portaria proíbe incêndios florestais no Tocantins

Crédito: Ascom/Corpo de Bombeiros

As cidades de Palmas, Porto Nacional, Barrolândia e Miracema estão nos trabalhos da operação integrada de fiscalização contra as queimadas que começou na última sexta-feira, 25 de setembro. A atividade teve início no distrito de Luzimangues, que é ligado a Porto e fica a 8 km da capital.


Representantes dos órgãos de fiscalização e de combate definiram as estratégias, apontaram as direções e formaram as equipes que vão atuar durante todo o final de semana. O foco são possíveis autores de incêndios florestais na zona rural e nas cidades.

Conforme lembrou o Tenente-Coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, “todas as formas de uso do fogo seguem proibidas no Tocantins até o dia 13 de novembro, conforme Portaria do Naturatins. Ou seja, continua sendo crime iniciar queimadas. Com a chegada das primeiras chuvas, algumas pessoas tendem a colocar fogo para renovar pastos de plantio e é nesse momento que vamos fiscalizar com os órgãos ambientais para, se for o caso, penalizar o infrator”, destacou.

 

A Defesa Civil Estadual relatou que, do dia 01 até este dia 25 de setembro, foram registrados 30 focos de calor em Palmas. O número é exatamente igual ao mês de setembro do ano passado.

 

O trabalho das equipes de fiscalização terão como apoio viaturas, aeronave, drones e barco. As rotas foram traçadas pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Tocantins, a partir dos dados gerados por imagens de satélite, pelo Laboratório de Geotecnologias do Ministério Público (LabGeo/Caoma) nas rotas de Palmas e pelo Naturatins, no itinerário da fiscalização nos demais municípios.


A operação

 

A operação integrada de fiscalização conta com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, Naturatins, BPMA, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, GMP, Ministério Público Estadual, Instituto de Criminalística, guardas e fiscais ambientais de Porto Nacional, Guarda Metropolitana de Palmas – Ambiental, além da Marinha do Brasil.

A Capitania dos Portos Araguaia – Tocantins (Marinha do Brasil), vai atuar dentro do Lago, percorrendo nas duas direções até a Usina Luís Eduardo Magalhães e a Ponte, em Porto Nacional.

O comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Coronel Carlos Brusch, revelou que o órgão atua no combate ao fogo com 300 soldados, capacitados pela Defesa Civil Estadual como brigadistas. “Esses brigadistas estão preparados e estamos atuando em toda a área do entorno de Palmas e nas áreas de proteção ambiental”, afirmou.

Comentários (0)