Fiscalização monitora e autua autores de queimadas em Taquaruçu Grande

Serão oito grandes regiões que receberão as ações de fiscalização e orientação.

Crédito: Secom Palmas

A região de Taquaruçu Grande, em Palmas, está sendo monitorada por uma equipe da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e parceiros durante uma ação de fiscalização para coibir as queimadas. O trabalho começou nesta quarta-feira, 4, e o agricultor Deusimar Ferreira foi um dos moradores da zona rural a ter a propriedade visitada.

 

Durante estas visitas, os fiscais estarão prontos para autuação de qualquer pessoa que seja pega praticando algum tipo de crime ambiental. Serão oito grandes regiões que receberão as ações de fiscalização e orientação.

 

“Hoje estamos fazendo um trabalho de fiscalização e também de educação ambiental junto aos moradores de chácaras na região Taquaruçu Grande. Nós orientamos a comunidade a ligar nos telefones 190 ou 180 para denunciar queimadas. Se o morador conseguir fotografar o infrator no momento em que ele iniciar o foco de incêndio esta pessoa poderá ser responsabilizada pelo seu ato”, explico diretor de Meio Ambiente, Marcelo Grison.

 

Ele informa ainda que também é possível contatar os números 153 e (63) 99988- 0030 (WhatsApp Ambiental) da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, bem como o 0800-63-1155 do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).


“Eu já fiz os aceiros aqui na chácara e ajudei o meu vizinho a combater um fogo que entrou na chácara dele. Essa época ficamos todos em estado de alerta, pois vemos que a Serra do Carmo fica com muitas queimadas e temos medo que o fogo venha para nosso lado”, explicou Deusimar Ferreira, o primeiro a receber a equipe em sua propriedade.

 

A chacareira Elaine Amorim é uma das vizinhas do Deusimar e contou que já teve prejuízos com o fogo. “Ano passado veio um fogo aqui na Serra e pulou na nossa área, queimou tudo, até hoje tem as marcas no antigo padrão de energia. Foi uma situação muito ruim para nós e poderia ter sido evitada”, contou a moradora da região do Córrego Marmelada.

 

A FMA juntamente com integrantes da Guarda Ambiental e o Naturatins, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e outros parceiros intensificará durante os meses de setembro e outubro visitando rotas rurais de Palmas no intuito de fiscalizar e coibir queimadas. 

 

As operações de fiscalização e educação ambiental realizadas em Palmas fazem parte da estratégia adotada pelo Comitê do Fogo 2019, que reúne além de órgãos da Prefeitura de Palmas instituições como), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Defesa Civil Municipal, Ministério Público Estadual (MPE), Batalhão de Polícia Ambiental Estado do Tocantins (BPMA-TO), Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.

Comentários (0)