Força tarefa traça plano de ação para atender famílias de Araguaína

Uma reunião acontece na tarde desta terça, 27, e vai definir o papel de cada órgão no apoio às famílias atingidas pelas chuvas, bem como as ações para recuperação das áreas atingidas.

Equipe traça ações
Descrição: Equipe traça ações Crédito: Ascom

A força tarefa criada pelo Governo do Estado na noite desta segunda-feira, 26, para prestar socorro às famílias atingidas pelas chuvas em Araguaína vai se reunir na tarde de hoje, a partir das 14 horas na Prefeitura para traçar uma estratégia de ação e definir o papel de cada órgão nas ações para minimizar os efeitos dos alagamentos que atingiram vários pontos da cidade.

 

De acordo com o secretário de Obras de Araguaína, Valmir Ribeiro, a Prefeitura já vem realizando serviços de limpeza dos córregos e prestando socorro as famílias atingidas.  Pelo menos 250 famílias tiveram suas casas alagadas e destas, 15 ficaram desabrigadas.

 

“A prioridade é providenciar amparo para as famílias que, de alguma forma foram atingidas pelas chuvas. Depois vamos resolver os demais problemas”, argumentou.  O secretário ainda informou que a chuva provocou erosão em várias ruas e prejuízos materiais para as famílias.

 

Outra preocupação das autoridades de Araguaína é que continua chovendo na cidade embora com pouca intensidade na tarde desta terça-feira. Todas as secretarias, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão em alerta para qualquer emergência.

 

Compõe a força tarefa, equipes da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Infraestrutura, Defesa Civil e Saúde, que vão se juntar aos órgãos municipais, segundo informou o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos.

 

Equipe é recepcionada

O prefeito Valuar Barros (DEM) foi quem recebeu a equipe de secretários do Governo do Estado composta pelos secretários Agimiro Costa, de Trabalho e Ação Social, secretário Alexandre Ubaldo, da Infraestrutura; Raimundo Palito, de Assuntos Legislativos; Dr. Gastão, da Secretaria Executiva da Saúde; Olyntho Neto, da Juventude e dos Esportes; e Arrhenius Naves, da Comunicação. Também esteve presente o Deputado Estadual Jorge Frederico (PSD), além do comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Erly, e o coordenador adjunto da Defesa Civil no Tocantins, Major Carlos Eduardo de Sousa Farias.

 

Assistência Social

Equipes de profissionais da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social também foram deslocadas ao município para fazer o levantamento das demandas sociais. De acordo com o secretário Agimiro Costa, será prestada toda a assistência necessária às pessoas que precisarem. “ Estamos presente nesta causa e o Governo do Estado vai prestar toda a atenção necessária a essas pessoas que estão sofrendo em decorrência das chuvas, todos os kits emergenciais já estão prontos e à disposição da Prefeitura para sua distribuição à população", destacou Agimiro Costa.

 

Cerca de 7 mil quilos de alimentos, kits gestantes, fraldas geriátricas, filtros de água, redes e cobertores foram disponibilizados pelo Governo do Estado para atender famílias como a de Genivaldo Ribeiro de Sousa, morador das proximidades do córrego Neblina, que perdeu tudo. “Nós perdemos tudo que tínhamos e agora o que nos resta é essa ajuda do Governo, pois estamos sem ação”, disse, emocionado, o morador.

 

Saúde

Na área da saúde, várias ações estão sendo elaboradas para evitar doenças epidemiológicas como hepatites, dengue, leptospiroses, entre outras. Para isto, a Secretaria Estadual de Saúde vai reforçar as estruturas laboratoriais para testes rápidos das possíveis doenças, além de realizar vacinações e orientações junto aos moradores das regiões atingidas pelos alagamentos.

Comentários (0)