Gestores buscam informações na CNM sobre alteração na lei do Conselho Tutelar

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem atendido gestores municipais e defensores da questão infância que buscam informações sobre a regulamentação do Conselho Tutelar. A nova lei foi sancionada em julho deste ano e alterou o Estatuto.

Municípios buscam informações
Descrição: Municípios buscam informações Crédito: Sherlyton Ribeiro

A área técnica de Desenvolvimento Social da Confederação Nacional de Municípios (CNM) atende diariamente, gestores municipais e defensores da questão da Infância em busca de esclarecimentos sobre a regulamentação do Conselho Tutelar. A Lei 12.696/2012 foi sancionada em julho. Ela alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente, com objetivo de garantir os direitos trabalhistas dos conselheiros.

Entre as principais dúvidas, estão: novas eleições de conselheiros; período de mandatos; necessidade de alterações na legislação municipal e financiamento do órgão.

De acordo com dados da CNM divulgados na época, a orientação legal causaria impacto financeiro de mais de R$ 1 bilhão nos Municípios. Agora, a entidade destaca também a ausência de orientação da União, o que provoca certa desorientação nos gestores – que deveriam receber informações de forma verticalizada – e os deixam alheios às formas de operacionalizar as mudanças exigidas.

Preparo

Porém, a Confederação alerta que a falta de preparo não se restringe a gestores municipais, pois conselheiros também têm buscando orientações na entidade, o que demonstra a falta de preparação às novas mudanças.

Por meio da Nota Técnica, a CNM tem orientado os profissionais e os gestores municipais sobre as adaptações e mudanças que a lei exige. Para o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, não se pode admitir que a política de atendimento e a rede municipal de Proteção aos Direitos das Crianças e dos Adolescentes vejam frustradas suas expectativas quando idealizou fortalecer um órgão próprio e democrático para tutelar a infância.


(Da Agência CNM)

Comentários (0)