Gestores de Resende-RJ conhecem estrutura e projetos inovadores da Educação de Palmas

Prefeito e equipe visitaram o Cmei João e Maria, a ETI Almirante Tamandaré, o Centro de Educação Inclusiva e a Escola Agroecológica Fidêncio Bogo

Representantes do Rio visitam ETI Almirante Tamandaré
Descrição: Representantes do Rio visitam ETI Almirante Tamandaré Crédito: Divulgação

O prefeito da cidade de Resende, no Rio de Janeiro, Diogo Gonçalves Balieiro Diniz, esteve em Palmas nesta sexta-feira, 15, para conhecer a estrutura, projetos e práticas pedagógicas e afirmou ter despertado sua curiosidade pelas redes sociais e vídeos divulgados na internet. “Através das redes sociais chegou até nós a estrutura implantada em Palmas. Chegando aqui, vendo de perto, é muito melhor do que pelas imagens”, contou.

 

Em Palmas, o prefeito visitou o Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria, a ETI Almirante Tamandaré, o Centro de Educação Inclusiva e a Escola Agroecológica Fidêncio Bogo. Ele veio acompanhado da sua secretária de Educação, Rosa Diniz Frech de Almeida, da superintendente, Alice Batista de Souza Brandão e da arquiteta, Denise de Abreu Manhães.

 

Referência e modelo de estrutura, qualidade e desempenho educacional, o sistema implantado em Palmas tem atraído diversos prefeitos de cidades brasileiras. “Estou impressionado, minha cabeça está pensando em como foi difícil Palmas chegar aqui. Vontade é o que não falta para replicar esse modelo lá em nossa cidade”, declarou o prefeito.

 

Segundo a secretária de Educação de Resende, Rosa Diniz, Palmas está fazendo a lição e está dando exemplo de como fazer educação no País. “Estou encantada com essa estrutura de qualidade e com o planejamento pedagógico, um exemplo de gestão.  Essa visita a Palmas está me criando um encantamento e me motivando ainda mais a acreditar na educação pública. Palmas consegue mostrar com competência que é possível fazer educação pública de qualidade e ainda leva essas experiências para outros municípios. Esse foi o motivo da nossa visita em Palmas, levar essa experiência para nosso município”, explicou.

 

Os projetos implantados nas unidades educacionais impressionaram os gestores de Resende. O ateliê para confecção de uniformes para eventos, desfiles cívicos e apresentações culturais, além da produção própria de lanches por meio das panificadoras instaladas nas próprias escolas, gerando economia e oferecendo uma alimentação saudável e de qualidade, foi observado de perto e aprovado pelos visitantes. O projeto Roça na Escola, com seus tanques de bag-fishs, produção de hortaliças, frutas e tubérculos para a alimentação escolar, também foram projetos que os gestores de Resende pretendem replicar na cidade fluminense.

 

A superintendente de Educação em Resende, Alice Batista de Souza Brandão, acredita que é possível melhorar a educação por meio de uma mudança de cultura, de paradigmas e planejar no presente para melhorar o futuro. “São escolas inovadoras, desde o CMEI até a de tempo integral. Vamos começar o planejamento para nossa cidade, agora sim estamos presenciando um conceito de projeto de tempo integral. Pensar a Infraestrutura aliado ao pedagógico. O cálculo aluno aqui de Palmas não é tão diferente lá de Resende, a partir do que estamos presenciando aqui, podemos mudar lá. Palmas está de parabéns por compartilhar esse projeto com outros municípios”.

 

Por fim, o prefeito conheceu a política da Prefeitura de Palmas para incentivo de energia fotovoltaica e de captação de águas pluviais, instalados na ETI Almirante Tamandaré, implantado com a ideia de escola sustentável.  

 

A cidade de Resende tem 216 anos e conta com cerca de 150 mil habitantes. A rede municipal de ensino da cidade fluminense possui 62 unidades escolares e atende cerca de 14.700 alunos do infantil ao fundamental, além de turmas do ensino médio.

Comentários (0)