GR realiza cursos de licitação para novos gestores em Palmas

Novos gestores tocantinenses e suas equipes começam o ano podendo contar com cursos de capacitação em Licitações & Contratos.

A GR Treinamento começa o ano oferecendo cinco cursos de curta duração (24 horas) nas áreas de Licitações Contratos, Formação de Pregoeiro, Registro de Preços, SICONV, Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico, além de cursos específicos para licitações de Serviços de Publicidade e licitações realizadas no âmbito do RDC – Regime Diferenciado de Contratações.

RDC - A grande novidade

 A direção da empresa enfatiza a importância de as administrações optarem pelo RDC, informando que a utilização deste regime foi estendida, em Lei publicada no dia 19 de dezembro, também às obras da área de saúde, como já o era para obras do sistema público de ensino, e obras do PAC. Dessa forma, as construções de hospitais, postos de saúde, escolas, campus universitários, creches e afins, bem como quaisquer obras que utilizem recursos do PAC,  podem ser licitadas sob esse regime simplificado.

Alerta aos gestores

Um dos importantes diferenciais do RDC em relação às modalidades de licitações convencionais é a rapidez com que se processam as licitações, em todas as suas fases, além da economia proporcionada pela disputa entre os licitantes por meio de lances, como se faz no pregão.

A conveniência de se optar pelo RDC é defendida por Geldes Ronan Passos, consultor em licitações & contratos e diretor da GR Treinamento.  Na opinião de Geldes, qualquer gestor com noções mínimas de economia sabe que o momento atual requer, com urgência, pesados investimentos públicos. “Como economista que é, a Presidente Dilma, sabe disso, e  tem se esforçado para estender o RDC ao máximo de situações possíveis,  o que nos leva a crer que esse regime veio para ficar, a despeito de algumas imperfeições que carrega”, afirma o consultor, concluindo que “compete aos gestores de todas as esferas agirem de forma proativa, buscando inteirar-se da matéria e capacitando seus assessores e comissões de licitação, sob pena de verem suas administrações se arrastarem carregando o fardo da burocracia e morosidade características  das licitações realizadas  no âmbito da Lei 8.666/93.”

Convite aos construtores

Segundo o consultor, as empresas construtoras que participam de licitações, por sua vez, não podem ficar à margem desse processo. Nas palavras do consultor, os licitantes são a “cara metade” da Administração Pública e “não se obterá a proposta mais vantajosa se esta for buscada entre proponentes apáticos e desinformados. Sairão perdendo: os licitantes, a administração pública e a sociedade. Assim, os cursos da GR são desenvolvidos para atender tanto aos agentes públicos quanto aos representantes das empresas.”

Mais informações

Todos os cursos oferecidos pela GR Treinamento tem seus programas completos, em formato PDF, disponibilizados no site www.gr1treinamento.com.br , e as inscrições são feitas exclusivamente online, no mesmo site.  Mais informações podem ser obtidas pelo fone (63) 3225 1417

Comentários (0)