Grupo atende ordem judicial e acusa Guarda de agressão durante ocupação na 21

Grupo desocupou a área pública municipal onde estavam para cumprir determinação judicial. O grupo, que foi para a praça da Arse 21, acusa a Guarda Metropolitana de agressão...

Integrantes que teriam sido agredidos
Descrição: Integrantes que teriam sido agredidos Crédito: Da Web

Representantes do movimento Ocupa Palmas entraram em contato com o Portal T1 Notícias na noite de ontem, terça-feira, 3, para informar que desocupariam pacificamente a área pública municipal onde estavam para cumprir determinação judicial.

Falando em nome do grupo, Narubia  Werreria informou: Eles estão vindo na calada da noite, o MPE e prefeitura com a ordem de desocupação. Alegando que a gente está degradando a grama, que a gente tá causando transtorno. Mas nós vamos adotar outra estratégia”, disse.

O Ocupa Palmas não tem líder e Narubia informou estar apenas atuando como porta-voz de cerca de 15 pessoas que permanecem com a ocupação. “A gente está saindo daqui e indo pra Arse 21, que é a quadra do Amastha e do governador”, disse.

 Na pauta de reivindicações

O movimento elegeu três prioridades como pauta: a baixa da tarifa do transporte público, imediata, acompanhando desoneração concedida pela presidente Dilma Roussef, a instituição do Passe Livre e maior participação de usuários no Conselho Municipal de Transporte.

“ Que não seja um conselho de porta fechada. Usuário a gente tem poucos participando. Hoje o conselho tem a visão do empreendedor e não social. Queremos que haja uma visão mais social do transporte, e menos patronal”, afirma Werreria.

O grupo questiona que o presidente do Conselho seja o secretario Municipal da área: “queremos que seja eleito e que seja um representante da sociedade civil organizada”.

Acusando agressão

Pela página no facebook do Ocupa Palmas integrantes do movimento acusaram a Guarda Metropolitana de agressão durante a ocupação da praça da 21. De acordo com os integrantes, a confusão teria começado quando o motorista da Prefeitura que dirigia o caminhão com os pertences dos mesmos teria recebido ordens superiroes para não parar no local.

Os ocupantes alegam que teriam tentado o diálogo, contudo teriam sido agredidos pela Guarda, com tapas e cacetetes. Quatro pessoas teriam ficado feridas durante a confusão. Após a suposta agressão os integrantes do movimento teriam, inclusive, passado sangue na viatura da Guarda como forma de protesto. Conforme os integrantes do Ocupa Palmas, foi registrado boletim de ocorrência ainda na noite desta terça. Segundo as informações, até o momento os pertences dos integrantes do movimento não foram devolvidos.

O T1 Notícias aguarda posicionamento da Prefeitura de Palmas a respeito.

(Mais informações em instantes)

Comentários (0)