Grupo de jovens mobiliza município de Fortaleza do Tabocão em defesa de rio

A mobilização denominada "Salve o Rio Tabocão" já tem o apoio do poder público local, da Apae, de comerciantes e escolas da região.

Movimento quer salvar o rio que corta o município
Descrição: Movimento quer salvar o rio que corta o município Crédito: Foto do leitor

Um grupo de jovens de Fortaleza do Tabocão, há 156 km de Palmas, está se mobilizando via redes sociais, para agir em defesa do Rio que corta todo o município.

 

Antes um local de lazer, tarefas diárias (lavar roupas e louças), e um rio extremamente lindo, hoje o Rio Tabocão demonstra estar muito doente, já não conta com as margens protegidas pelas matas ciliares, e sofre com o lixo e a erosão que ameaçam torna-lo árido, a exemplo de muitos outros rios Brasil a fora.

 

A ação Salve o Rio Tabocão já conta com apoio de Escolas, Apae, comerciantes e poder público local.

 

Nesta quarta-feira, 29, às 17h30, acontece uma reunião para definir grupos e plano de trabalho. Audiência Pública e Caminhada Ecológica com limpeza do rio, plantio de árvores e outras medidas também terão data marcada hoje.

 

Futuro

O estado de São Paulo está sofrendo por não ter protegido seus mananciais enquanto era tempo. "Por que iríamos pensar que aqui é diferente?", questiona uma das idealizadoras. "Quem não cuida de seus recursos naturais no presente paga um preço muito alto no futuro", completa.

 

A jovem Elenjusse Martins, que é membro-fundador do grupo, pede o apoio de todos para compartilhar a campanha através das redes sociais.

Comentários (0)