Guarda Ambiental aprendeu mais de 7500 metros de rede de pesca durante Piracema

Multas ultrapassam R$8 mil.

Equipe intensificou fiscalização no lago
Descrição: Equipe intensificou fiscalização no lago Crédito: Divulgação

Desde a última quinta-feira, 1º, a pesca está liberada em todos os rios do Estado e da União, com o fim do período de reprodução dos peixes, a Piracema. De acordo com o balanço da Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas e a Fundação Municipal de Meio Ambiente, durante o período foram mais de 7500 metros de rede de pesca apreendidos, 53,9 kg de pescado e o total de multas aplicadas ultrapassa os R$ 8.800,00.

 

Para conter àqueles que queriam se antecipar ao prazo, durante os três últimos dias do período de reprodução dos peixes, a equipe de Guarda Metropolitana Ambiental intensificou a fiscalização no Lago de Palmas.

 

Porém, a GMP Ambiental alerta que algumas modalidades de pesca continuam proibidas durante o ano todo, principalmente para os pescadores profissionais. Segundo o responsável pelo setor, Inspetor Carlos Lima, é fundamental que os pescadores estejam cadastrados para obter a licença de pesca.  “Os pescadores profissionais, amadores, esportivos e as outras modalidades de pesca, devem estar devidamente licenciados, ou seja, cadastrados à uma associação, ou colônia de pescadores ligadas ao Ministério da Pesca”, explicou.

 

O Inspetor alerta ainda que a pesca fica proibida durante o ano todo em áreas de preservação. “Para o pescador amador, a pesca é proibida durante ano todo, por meio de redes, tarrafas, arpão e outros. Já para os pescadores profissionais, fica proibida a pescas em áreas de proteção ambiental, bem como, nos afluentes, nas ilhas, próximo a pontes, a mil metros de barragens, e a cem metros das margens dos rios, córregos e lagos”, alertou.

 

Todos os itens apreendidos

 

Durante as fiscalizações no período de Piracema, segundo a GMP Ambiental foram apreendidos os seguintes itens: 120 unidades de iscas artificiais, 10 unidades de carretilha, sete unidades de molinete, 30 unidades de varas, quatro unidades de tarrafas, duas unidades de arbelete (arpão), um unidade de zagaia, 50 unidades de anzóis, quatro unidades de espingarda de caça, um unidade de motor popa (rabeta), 34 unidades de munições calibre 22, 11 autos de infração de pesca ou transporte de pescado.

 

Comentários (0)