Gurupi lança serviço de atenção domiciliar à saúde “Melhor em Casa”

O programa levará atendimento médico às casas de pessoas com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção que necessitam de cuidados e recursos de saúde.

Crédito: Lino Vargas/Secom Gurupi

Nesta terça-feira, 27, a prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), lançou o programa de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa, que levará atendimento médico às casas de pessoas com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção que necessitam de cuidados e recursos de saúde. A solenidade foi realizada no Centro de Convenções Mauro Cunha e contou com a presença da prefeita Josi Nunes.

 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Relmivam Milhomem, entre os benefícios do SAD – Melhor em Casa, estão a humanização da atenção à saúde, redução do período de internação, diminuição do risco de infecções dos pacientes e a melhoria da gestão dos leitos hospitalares, evitando superlotação de serviços de urgência e emergência. “É mais conforto e segurança para quem está precisando de atendimento domiciliar e ainda haverá mais espaço para atendimento de outras pessoas na rede de saúde”, destacou.

 

A farmacêutica responsável pela implantação do programa, Christiane de Paula, explica que a assistência é feita por uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, técnico em enfermagem e assistente social. “Essa equipe compartilha os cuidados do paciente com a família ou cuidador responsável, o paciente tem todo o suporte da equipe para realizar o tratamento adequado no conforto da sua residência e com o apoio dos familiares”, disse.

 

Ainda segundo a farmacêutica, a equipe é fixa e exclusiva do programa para, junto com a família do paciente, tornar o tratamento mais humanizado. “A equipe é exclusiva e vai fazer visita na residência do paciente, treinar os cuidadores e fazer um acompanhamento multiprofissional com esse paciente até ele melhorar”, acrescentou Christiane.

 

O SAD estava habilitado desde 2018, mas nunca foi implantado no município. A prefeita Josi Nunes ressaltou a sua preocupação em ampliar os atendimentos e humanizar a saúde de Gurupi. “Estamos gradativamente propondo alternativas para melhorar a qualidade dos serviços prestados em nossa cidade, nosso lema é o cuidado mais humanizado, para isso precisamos ampliar os atendimentos e instituir programas como o SAD – Melhor em Casa, para cumprir nosso objetivo que é cuidar bem da nossa população”, frisou.

 

O programa

 

O SAD – Melhor em Casa buscará atender idosos frágeis, pessoas com incapacidade funcional provisória ou permanente, pessoas em cuidados paliativos, egressos de internações hospitalares, antibioticoterapias, pacientes recorrentes as portas de urgência, sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), neoplasias, doença pulmonar obstrutiva crônica (Dpoc) e outras doenças restritivas respiratórias, sequelas de traumas, feridas/lesões de diversas etiologias, transtornos mentais e déficits sensoriais.

 

A entrada no SAD será realizada por meio da Rede de Atenção à Saúde, das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital de Referência e demais estabelecimentos da rede. A unidade poderá solicitar avaliação do paciente pela EMAD, que fará a triagem para identificar se o paciente possui o perfil para ser atendido pelo SAD. O Serviço de Visitas Domiciliares da Atenção Básica continuará a dar suporte aos casos leves. Já os pacientes de média e alta complexidade serão encaminhados ao SAD, a exemplo, casos de pós hospitalização.

 

Presenças

 

A solenidade foi restrita somente à participação de autoridades locais e à imprensa, e contou com a presença da prefeita Josi Nunes, do Secretário municipal de Saúde, Relmivam Milhomem, do presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Maciel, e dos vereadores Ivanilson Marinho, André Caixeta, Zezinho da Lafiche, Rodrigo Ferreira, Jair Souza, Débora Ribeiro, César da Farmácia e Matheus Monteiro.

Comentários (0)