Gurupi não está na lista de municípios com alto índice de casos de Dengue

Em Gurupi o trabalho dos agentes de endemias tem sido feito rotineiramente e o resultado do trabalho tem sido verificado. Algumas cidades, como Palmas e Araguaína, estão em estado de alerta

Agentes de endemias visitam casas e orientam população
Descrição: Agentes de endemias visitam casas e orientam população Crédito: Secom/Gurupi

Em Gurupi, desde 2013, o trabalho dos agentes de endemias de orientações à população e vistoria em imóveis tem sido feito rotineiramente e o resultado do trabalho tem sido verificado. Um dado importante é que Gurupi não está na lista de municípios com alto índice de casos de Dengue. Sendo que algumas cidades, como Palmas e Araguaína, estão em estado de alerta.

 

Segundo a coordenadora de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Neves, o ‘trabalho formiguinha’ feito com muito zelo pelos agentes de endemias é o principal fator que tem contribuído para os números positivos que a cidade tem alcançado. Ela destaca também os mutirões realizados que são eficazes, além da colaboração da população que recebe os agentes e muitas vezes até denunciam casos que são sempre verificados pela equipe.

 

O secretário municipal de Saúde, Gutierres Torquato, destaca que além do trabalho com afinco dos agentes, a conscientização da população é muito importante. “Quando uma dona de casa abre sua casa para que nossos profissionais entrem ela está ajudando a manter esses números positivos. E alertamos também que essa causa não é apenas do gestor, mas responsabilidade de todos, pois cada um pode tirar um tempinho para vistoriar o próprio quintal, retirando possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti”, destaca.

 

Segundo a Vigilância Epidemiológica, os dados estão a cada ano diminuindo. Em 2016 foram notificados 736 casos de Dengue e confirmados 199; em 2017 as notificações caíram para 257 com 107 casos confirmados, em 2018 foram notificados 138 casos com a confirmação de 39.  Para o secretário Gutierres, os números comprovam que o trabalho está sendo eficaz.

Comentários (0)