História de superação marca lançamento do Prêmio Mulher que Transforma da Fieto

Prêmio foi apresentado para as empreendedoras de Araguatins. A cerimônia de revelação das vencedoras acontece no dia 18 de agosto, em Palmas

Foto: Brener Nunes
Descrição: Foto: Brener Nunes Crédito: Brener Nunes

Na noite desta quarta-feira, 20, foi a vez das empreendedoras de Araguatins, no Bico do Papagaio, conhecerem o Prêmio Mulher que Transforma, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), em parceria com a consultora e idealizadora do projeto, Nilmar Ruiz, que também trouxe a palestra O Poder Transformador da Mulher. 

 

Com o objetivo de inspirar mulheres a desenvolver suas ideias por meio do empreendedorismo, a Fieto ainda busca dar visibilidade a estas empresas e identificar, reconhecer e incentivar de forma que contribua e fortaleça a representatividade feminina no segmento industrial do Tocantins.

 

Para a palestrante Nilmar Ruiz, cada cidade é única. “Em cada edição de lançamento do Prêmio Mulher que Transforma, são novas experiências e ensinamentos. Não foi diferente em Araguatins. A participação, o envolvimento e o entusiasmo das mulheres presentes e os insistentes pedidos para que voltássemos mais vezes, nos deram a certeza de que precisamos chegar nos municípios tocantinenses mais distantes levando informações e oportunidades”, avalia.

 

A empresária Ana Vitória, que também é presidente do Comitê de Mulheres do Sicredi em Araguatins, conta que segundo o Sebrae, 68% dos Microempreendedores Individuais (MEI) da cidade são mulheres. “Então, mais mulheres estão empreendendo, desde que seja fazer a unha, depilação, fotografia, doces. A cidade precisa alavancar no empreendedorismo feminino e torço para possamos fazer um trabalho firme para colocar uma mulher daqui do Bico para concorrer e vencer este prêmio”, ponderou Ana à todas as mulheres.

 

Garra e superação

 

Zuleide Benício Lima, nascida no Bico do Papagaio, é professora há quase 30 anos e abriu seu próprio negócio de produtos de limpeza durante a pandemia. Ela conta que sempre gostou de produzir produtos de limpeza, aprendeu com a mãe. “Muitos sempre me questionaram por quê eu não fazia estes produtos, já que eles sempre foram muito bons”, relatou a empresária.

 

Zuleide conta que acumulou dívidas e até colocou sua casa à venda, e que depois de ouvir o conselho de uma amiga, começou a fabricar os produtos de limpeza. Daí em diante, ela começou a pesquisar e a fazer cursos na área. “Iniciei com produtos mais básicos. Toda segunda-feira eu lançava algo novo. Fui fabricando e estudando. Agora, eu já tenho 700 clientes, oito cursos na área e trabalho hoje com 56 produtos diferentes. Tudo o que você pensar que tem em supermercados, eu tenho”, destacou.

 

A professora conta que após dois anos do início do negócio, já trabalha também com linhas de cosméticos, perfumaria, óleos corporais, linha de limpeza e aromatizadores. “Zu Saboaria Artesanal e Aromas é o nome da minha empresa. Não precisei vender minha casa. Trabalho durante o dia em serviço público, trabalho em escola à noite, e faço todos estes produtos sozinha, sem ajuda de ninguém. Eu vendo, eu divulgo, eu entrego”. Zuleide revela que já vende para outras empresas e que trabalha cerca de 21 horas por dia, todos os dias.

 

O prêmio

 

A programação de lançamento do Prêmio Mulher que Transforma abrange os 139 municípios tocantinenses, divididos em 12 regiões. O prêmio já foi divulgado em Arraias, Dianópolis, Gurupi, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis. A cerimônia de revelação das vencedoras acontece no dia 18 de agosto, em Palmas. 

 

Todas as informações necessárias, bem como regulamento e ficha de inscrição, podem ser conferidas aqui.

Comentários (0)