Hoje é o último dia do sinal analógico Palmas, Barrolândia e Porto Nacional

A Seja Digital realizou diversas ações na região com o objetivo de digitalizar a população, como Caravanas da TV Digital na escola, mutirões de agendamentos e Verão Digital

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, e a população de Palmas, Barrolândia e Porto Nacional passam por uma importante etapa. Às 23h59 desta terça-feira, 14, o sinal analógico de TV será desligado nesses municípios.

 

A decisão foi tomada pelo Gired, grupo liderado pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), após apresentação da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, que aferiu que 91% da população desta região já está preparada para receber o sinal digital. A partir de 15 de agosto, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital, que traz muito mais qualidade de som e imagem, sem interferências, fantasmas ou chuviscos.

 

Desde abril deste ano, a equipe da Seja Digital atua na região, desenvolvendo diversas ações de mobilização social para informar e orientar a população sobre a mudança e o que precisa ser feito para receber o sinal digital. Em parceria com voluntários, instituições públicas e privadas e outros parceiros, foram realizadas diversas ações, como edições do Dia D e mutirões de agendamentos e de instalação, que tiraram dúvidas de milhares de famílias de todos os bairros, chácaras e assentamentos locais. Fabrícia Cyrillo, gerente regional da Seja Digital em Palmas, destaca a importância do trabalho desenvolvido. “Além de sensibilizar a população e levar informação e acesso à essa nova tecnologia para suas casas, ficamos felizes pela oportunidade de oferecer trabalho e gerar renda para esses municípios”, disse.  

 

Graças à parceria fechada com as prefeituras, a população também foi atendida nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das três cidades onde o sinal analógico será desligado. O atendimento foi oferecido nos Resolve Palmas e nas Secretarias de Assistência Social de Porto Nacional e Barrolândia, onde cerca de 45 mobilizadores voluntários, capacitados pela Seja Digital, trabalharam orientando os moradores sobre como continuar vendo TV após o desligamento do sinal analógico.

 

Até o momento, a Seja Digital já distribuiu gratuitamente mais de 45 mil kits, com equipamentos que permitem que famílias de menor renda continuem assistindo aos canais abertos de televisão. Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a entidade continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. Ao retirar o kit, a população também teve acesso a um treinamento sobre como realizar a instalação da antena e do conversor digital, para que todos pudessem assistir aos seus programas favoritos com muito mais qualidade de som e imagem.

 

Para estimular que a instalação fosse feita o quanto antes, a Seja Digital criou a promoção Instalação Premiada, que sorteou prêmios de R$2 mil reais. Cleusa Pereira Castro, de 23 anos, foi uma das ganhadoras. A moradora da região sul de Palmas retirou seu kit gratuito, fez a instalação sozinha e correu para se inscrever e participar. “Quando busquei a antena e o conversor, pensei: tomara que eu ganhe esse prêmio! Estou muito feliz, ainda mais com a minha TV que está praticamente nova com toda essa qualidade de imagem”, afirma.

 

Como parte do trabalho realizado, entidades locais, como o Abrigo João XXIII, o Hospital Geral de Palmas e a Comunidade Católica Sementes do Verbo, receberam doações de antenas digitais, conversores e TVs, possibilitando que as pessoas atendidas também pudessem assistir à programação da TV pelo sinal digital. Para reforçar sua missão de não deixar ninguém para trás, a entidade também apostou no papel multiplicador dos estudantes. Oito edições da Caravana da TV Digital foram realizadas em três escolas de Palmas, ação que impactou mais de dois mil alunos. A Patrulha Digital, ação em que estudantes percorreram as ruas para verificar na casa das pessoas se seus os aparelhos de TV já estavam preparados, reuniu alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em prol da digitalização das comunidades locais.

 

A Seja Digital também fechou parcerias com os comerciantes locais, que ofereceu produtos com descontos e facilidades de pagamento. “Foram realizados cinco Feirões Digitais, onde lojistas ofereceram TVs, conversores e antenas digitais com descontos, tornando os preços mais acessíveis”, afirmou Fabrícia Cyrillo, gerente regional da Seja Digital. Entre os destaques da região, o Verão Digital foi uma ação inédita. Foram três edições com o objetivo de sensibilizar a população sobre o processo de transição do sinal analógico para o digital.

 

A expectativa é que a região de Palmas siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.

 

Comentários (0)