Homem é flagrado no TO quando transportava 36 frascos de anabolizante para animais

Motorista é flagrado em fiscalização de rotina da PRF enquanto tentava transportar anabolizantes proibidos pela Anvisa entre Minas Gerais e o Pará, pela BR-153

Anabolizantes são apreendidos pela PRF na BR-153
Descrição: Anabolizantes são apreendidos pela PRF na BR-153 Crédito: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aprendeu na tarde desta terça-feira, 17, durante abordagem de rotina, próximo ao km 496 da BR-153, na cidade Paraíso do Tocantins, cerca de 36 fracos de anabolizante cuja comercialização é proibida no Brasil.

 

O homem de 36 anos que conduzia o veículo informou que saiu da cidade de Tucuruí, no Pará, com destino a Espera Feliz, em Minas Gerais, quando questionado sobre os motivos da viagem, alegou ser pecuarista em Minas Gerais e disse que estaria indo ao Norte procurar por terras para criação de gado.

 

Durante a fiscalização no interior do veículo, foram encontrados 36 frascos de 500ml cada, de produto de origem estrangeira, argentina, denominado "Master-plus Premium". O motorista tentou ainda alegar que os produtos foram comprados em uma loja de agropecuária no interior do Pará, ao apresentar um cupom eletrônico. Segundo ele, o anabolizante teria a finalidade de promover o desenvolvimento do animal, em cuja formulação consta o ingrediente NANDROLONA, um anabolizante, que consta da lista de produtos permitidos e controlados pela Anvisa.

 

Mas o produto não tem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), não sendo regularizada a sua importação. E em consulta à Adapec, foi confirmado que esse produto não tem comercialização permitida no Brasil.

 

Na veterinária é comum a utilização indevida da substância Nandrolona para aumento rápido da massa corporal de animal destinado ao consumo humano. Normalmente o consumidor que adquire essa carne não tem o conhecimento. Seu uso é proibido no Brasil desde 2011 e também não é permitido na Europa e China, grandes parceiros comerciais do Brasil.

 

Logo, diante das informações, o homem acabou por ser preso em flagrante e conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Paraíso do Tocantins.

Comentários (0)