Palmas, Tocantins -

Cidades


Tragédia
5.368 visualizações

Homem morre após ser atingido por raio através de antena de celular

Ele foi atingido por um raio através de uma antena de celular rural quando estava sentado em um sofá próximo ao aparelho.
- Atualizada em

Um homem de 60 anos de idade morreu após sofrer uma descarga elétrica, depois que um raio atingiu a antena de um celular instalada em sua propriedade no Assentamento Veredão, entre Taquaruçu e Buritirana.

 

O incidente aconteceu no último dia 29, por volta das 18 horas, quando Amilton Nunes Cavalcante, conhecido como Lico, estava sentado no sofá da sala, próximo a um telefone ligado à uma antena que capta sinal de uma torre de telefonia celular.

 

De acordo com o filho da vítima, Nélio Nunes Lopes, o tempo estava chuvoso e havia muitos raios e trovões quando um raio atingiu a antena. "Meu pai estava sentado descalço no sofá, ao lado do telefone e morreu na hora”, contou Nélio.

 

Nélio informou também que “o aparelho telefônico derreteu completamente, mas nenhum outro eletrodoméstico ficou danificado”. Segundo ele, não houve tempo de prestar socorro ao pai, que teve morte instantânea.

 

Além de provocar a morte de Lico, o raio também causou estragos em aparelhos eletrônicos de pelo menos quatro vizinhos.

                                           

Perigo

O acidente que vitimou Amilton Nunes Cavalcante chama a atenção para o perigo da instalação de antenas para potencializar sinais de celulares ou mesmo de rádio e TV, sem os devidos cuidados. Embora os manuais de instalação das indústrias tragam recomendações específicas em relação ao aterramento das antenas, muitos revendedores não orientam os clientes a respeito desta necessidade.

 

O eletricista Antonio Alves do Nascimento falou ao Portal T1 Notícias que há a necessidade de fazer aterramento para antenas de celular. “Todas as antenas de celulares rurais precisam ter aterramento e, dependendo do lugar, é necessário colocar também para-raio”, orientou Alves.

 

De acordo com Antonio Alves, nos locais onde há muita incidência de raios os cuidados devem ser redobrados.