Homens têm atendimentos médicos expandidos para a noite em Palmas

Objetivo é acolher, conscientizar e sensibilizar a população masculina sobre os exames de prevenção do câncer e os cuidados com a saúde

Crédito: Raíza Milhomem

Na segunda, 11, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoveu mais uma ação educativa sobre o Novembro Azul no Centro de Saúde da Comunidade (CSC) da Arse 82 (806 Sul), que ofereceu consulta médica, auriculoterapia e ventosaterapia com fisioterapeuta, atendimento odontológico, atividade educativa em sala de espera, teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

 

A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é acolher, conscientizar e sensibilizar a população masculina sobre os exames de prevenção do câncer e os cuidados com a saúde. Os atendimentos foram realizados a noite visando alcançar as pessoas que trabalham durante o dia e não dispõem de tempo para procurar atendimento. Ao todo 20 profissionais de saúde participaram da ação de demanda espontânea.

 

A costureira Maria Conceição, aproveitou a oportunidade para acompanhar o marido Jacinto de Oliveira, 57, na busca de atendimento. ‘É importante fazer a prevenção porque tudo no início fica mais fácil, falando de saúde. As mulheres são sempre mais cuidadosas, elas sempre dão uma incentivada e a gente vem. O horário também foi ótimo”, afirma.

 

A médica da família e comunidade, Bruna Ramos, esclarece sobre os serviços prestados durante a ação noturna. “A população masculina tem uma certa dificuldade do acesso ao serviço de saúde na grande maioria das vezes por conta do trabalho. Percebemos a preocupação do homem em procurar a consulta médica apenas quando apresenta algum sintoma ou incômodo. Ou seja, esse público não busca o atendimento precoce. Essas ações noturnas são muito importante para a população masculina porque dá a oportunidade de cuidar da saúde e não apenas os exames preventivos relacionados à próstata”, conclui Bruna. 

 

Francivaldo de Souza, 47, é cabeleireiro e também aproveitou para cuidar da saúde, buscando atendimento na unidade de saúde. “Foi a melhor coisa porque não tenho tempo durante o dia e, a noite estou mais disponível. É a primeira vez que procuro atendimento porque se não cuidar já era”, ressaltou ele. 

 

A unidade de saúde também reforça os atendimentos nesta quinta-feira, 14, apenas pela manhã a partir das 8 horas, com consulta médica, atendimento odontológico, orientação nutricional, atividade educativa em sala de espera, teste rápido para ISTs (HIV, Sífilis, Hepatites B e C).

 

 

Confira a programação das ações da saúde:

 

O CSC Walter Morato (Taquaruçu) realiza ações na terça, 12, nos períodos da manhã e tarde, com teste rápido para ISTs, solicitação de exames laboratoriais e atendimento odontológico.

 

No dia 13, o CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I) realiza o Dia com atendimentos pela manhã e tarde. Os profissionais farão solicitações de exames, testagem rápida, palestras sobre higiene íntima masculina, câncer de próstata e câncer de boca.

 

O CSC Loaine Moreno (Arse 24 / 210 Sul) também realiza o Dia D na quarta, 13, com abordagens na sala de espera sobre cânceres de próstata e de pênis, pressão arterial, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis e planejamento familiar, além de consulta médica com solicitação de exames, testes rápido, distribuição de métodos contraceptivos e material informativo.

 

No CSC Santa Bárbara, também na quarta, 13, o atendimento voltado ao público masculino será no período da tarde e à noite, com consultas, palestras sobre violência doméstica, infecções sexualmente transmissíveis e câncer de próstata, solicitação de exames, testes rápidos e sorteio de brindes.

 

No CSC da Arno 71 (603 Norte), a programação será na quarta, 13, com atendimento multiprofissional voltado à saúde do homem e testes rápidos e ação educativa.

 

No CSC Bela Vista tem consulta médica e solicitação de exames voltados para o público masculino no dia 14, quinta-feira.

 

Encerrando a semana, o CSC Walterly Wagner (Taquaruçu Grande) fará atendimento noturno, a partir das 19 horas, com ações de educação em saúde através de roda de conversa e palestra, consulta médica, consulta com enfermeiro, atendimento odontológico, solicitação de exames e teste rápido.


 

 

 

Comentários (0)