Idosa com perna fraturada aguarda cirurgia há três dias: lei garante prioridade

De acordo com o Estatuto do Idoso, o atendimento a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, deve ser preferencial, imediato e individualizado. Idosa deve ser operada neste sábado...

Idosa espera há três dias cirurgia ortopédica
Descrição: Idosa espera há três dias cirurgia ortopédica Crédito: T1 Notícias

Almeirinda Lima Galberto, de 77 anos, começou o ano de 2014 na fila do Hospital Geral de Palmas (HGP). A idosa deu entrada na emergência do hospital na manhã da última quarta-feira, dia 1º, com a perna fraturada na altura do fêmur. A cirurgia que deveria ter ocorrido nesta quinta-feira, dia 2, foi adiada sem justificativas.

Há três dias internada no HGP, a idosa que deveria ter o atendimento preferencial, agora precisa aguardar o dia de sua cirurgia.

De acordo com a Lei No 10.741, de 1º de outubro de 2003, do Estatuto do Idoso, no parágrafo único do Art. 3º descreve que a garantia de prioridade compreende: “atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população”.

No caso de dona Almeirinda, não foi assim que aconteceu. Em nota encaminhada ao Portal T1 Notícias, a Secretaria de Saúde do Estado, através de sua assessoria de comunicação informou que, devido o estado de saúde da idosa ser estável ela segue internada, aguardando o procedimento cirúrgico.

Sobre a questão de a cirurgia ter sido adiada sem justificativas a “Sesau informa ainda que o Hospital é uma Unidade de Urgência e Emergência que recebe pacientes em diversas situações, que conforme a classificação de risco são prioridades e acabam por lotar as salas cirúrgicas da Unidade, o que aconteceu nesta quinta-feira, 02”, explica o órgão em nota.

A cirurgia de dona Almeirinda está prevista para ser realizada neste sábado, 04, isto se não houver outros atendimentos prioritários.

Confira abaixo a nota encaminhada pela Sesau:

 

Nota de Esclarecimento

 Sobre o atendimento realizado na paciente Almeirinda Lima Galberto, de 77 anos, a Secretaria de Estado da Saúde por meio do Hospital Geral de Palmas (HGP) esclarecem que:

• A paciente recebeu o atendimento necessário para a sua necessidade com avaliações clínica de especialistas e realizou diversos exames para diagnóstico pré-cirúrgico. Neste momento aguarda internada por procedimento cirúrgico eletivo ortopédico e seu estado de saúde e estável;
• A Secretaria ressalta que cumpri todos os direitos legais da pessoa idosa que são acompanhados de perto pelo Serviço Social da Unidade Hospitalar;
• A Sesau informa ainda que o Hospital é uma Unidade de Urgência e Emergência que recebe pacientes em diversas situações, que conforme a classificação de risco são prioridades e acabam por lotar as salas cirúrgicas da Unidade, o que aconteceu nesta quinta-feira, 02.
• A cirurgia da paciente está prevista para ser realizada até o próximo sábado, 04 de janeiro.

 

Comentários (0)