Idosos aprendem mais sobre plantas medicinais em oficina no Cras de Taquaruçu

Idosos participam de oficina
Descrição: Idosos participam de oficina Crédito: Divulgação

Algumas plantas além de lindas e perfumadas podem trazer benefícios à nossa saúde. Mas, para isso é muito importante que o seu uso, armazenamento e indicação sejam respeitados na hora de lançar mão destes ricos vegetais em substituição aos remédios dos laboratórios. A bióloga, Jocicléia Chaves, resolveu compartilhar algumas técnicas com os idosos que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Taquaruçu e assegura que também aprendeu muito com o grupo.

 

“A cada encontro que realizamos eu trago informações novas e também aprendo novas coisas. Eles trouxeram amostras de plantas que já têm em suas casas ou que coletaram nas matas e fizemos um mural com nome, indicações, posologia, preparo e até prazo para uso de cada medicamento”, conta a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Jocicléia Chaves.

 

De acordo com a bióloga as oficinas sobre plantas medicinais com os idosos nasceu do pedido do professor João Aparecido Bazolli para que os alunos desenvolvessem atividades extramuros e compartilhassem seus conhecimentos com a comunidade. “É uma experiência muito enriquecedora e que realizamos com muita alegria. Cada pessoa que participou aqui conosco faz parte desta construção de nossa aprendizagem”, explica Jocicléia.

 

A assistida do Cras, Maria Carneiro Silva, de 60 anos, é uma das alunas mais participativas do grupo, ela conta que desde pequenininha viu sua mãe cultivar plantas medicinais e que a prática virou uma tradição familiar. “Minha casa parece uma mata, tem de tudo, eu me orgulho em poder mostrar o tanto de plantas que tenho lá. Se quiser um remédio para gases, tem, para diarreia, tem, dor de cabeça, tem também. Minha vida inteira eu preparo meus remédios, tomo garrafadas, é muito difícil eu gastar dinheiro na farmácia”, orgulha-se a idosa.

Comentários (0)