Idosos têm carro guinchado reclamam de abuso

De acordo com Iolanda Mantovani, além de ter o carro guinchado por estar estacionado na vaga de idosos, a empresa queria cobrar R$ 100,00 sem fornecer recibo do serviço.

Um casal de idosos que veio Monte Santo para fazer uma consulta de saúde em Palmas, na manhã desta segunda-feira, 4, passou por transtorno. De acordo com Iolanda Mantovani, de 71 anos, seu marido, Mércio Mantovani, de 75 anos, estacionou seu veículo em uma vaga para idosos e ao voltarem da consulta constaram que o carro não estava no local onde haviam deixado.

 

“Entramos em desespero porque pensamos que o veículo havia sido roubado. Depois fomos informados que o carro havia sido guinchado pela Prefeitura”, contou Mércio ao T1 Notícias.

 

Diante da situação o casal solicitou auxílio do genro e foram ao pátio para retirar ao veículo. Ao chegarem ao local descobriram que teriam que pagar uma taxa de R$ 100, 00 pelo serviço de guincho. Embora não tivessem questionado o pagamento, o casal exigiu a Nota Fiscal da empresa que guinchou o veículo e a nota foi negada, segundo informaram.

 

Depois de argumentarem que não pagariam o serviço sem a Nota Fiscal, o veículo foi liberado sem o pagamento do guincho. Iolanda argumenta que a atitude foi um abuso.  “Lá em Paraíso nunca tivemos este tipo de problema”, argumentou o casal que tem relação comercial com a cidade.

 

Em nota encaminhada ao T1 Notícias, a Prefeitura esclareceu que a empresa que faz o guincho de carros estacionados em vagas exclusivas e que não estão com a credencial sobre o painel, é terceirizada e deve fornecer ao cidadão recibo após o mesmo ser retirado do pátio.

 

A Prefeitura esclareceu ainda que, no caso específico que envolveu o idoso, a autuação e o guincho não foram feitos pela Secretaria de Trânsito do Município.

 

Confira a íntegra da nota da Prefeitura.

Em Palmas, o número mínimo de vagas para idosos é de 5% para idosos e 3% para deficientes físicos e atende a resolução n° 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre as vagas de estacionamento de veículos destinadas exclusivamente às pessoas idosas e dispõe sobre as vagas destinadas exclusivamente a veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção.

 

A Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Trânsito e Mobilidade não disponibiliza adesivo para ser colocado nos carros e sim uma credencial que dá direito ao uso de vagas destinadas aos idosos e deficientes.

 

A retirada da credencial é gratuita e sem burocracia, basta que os interessados procurem a Secretaria, de segunda a sexta-feira, de posse da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o comprovante de endereço, foto 3x4 e identidade do idoso ou deficiente. 

 

A Secretaria orienta a quem tem a credencial que a coloque entre o volante e o pára-brisa no momento em estiver estacionado, como forma de facilitar o trabalho da fiscalização.

 

A empresa que faz o guincho de carros, estacionados em vagas exclusivas e que não estão com a credencial sobre o painel, é terceirizada e deve fornecer ao cidadão recibo após o mesmo ser retirado do pátio, que foi levado após ser guinchado. 

 

Comentários (0)